Faculdade voltada a negros inaugura novo campus |
|
|
Publicado pelo site da Folha Online 27/01/2005 |
Em apenas um ano de atividades, a Faculdade Zumbi dos Palmares, primeira do projeto Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, da ONG Afrobras, vai inaigurar uma nova unidade. Isso porque, neste período, o número de alunos saltou de 200 (em 2004) para 600 este ano, sendo 90% deles afro-descendentes.
O novo prédio terá capacidade para 1.500 alunos por turno. Além do curso de graduação da Faculdade de Administração, a nova sede vai abrigar os cursos pré-vestibulares, cursos de idiomas e alfabetização de adultos (Brasil Alfabetizado).
O projeto da Faculdade Zumbi dos Palmares, segundo o reitor José Vicente, tem como objetivo "mudar a cara da educação no país". "A FAZP [Faculdade de Administração Zumbi dos Palmares] é um projeto que vai formar cidadãos, com caráter humanista. Não queremos só formar um estudante comum, queremos participantes de um projeto único, que o aluno saia daqui com uma visão diferente, aberto para o mundo", afirma.
Todos os alunos da instituição têm 50% de bolsa. Tal valor, de um salário mínimo, é possível de ser praticado, segundo Vicente, em função do formato operacional: trata-se de um conjunto de parcerias públicas e privadas. A faculdade tem caráter comunitário e, portanto, não tem fins lucrativos.
"Nossa missão é garantir acesso à educação superior para um número crescente de afro-descendentes, já que são 46% dos brasileiros ou 80 milhões, mais que representam apenas 3% da população universitária. Por este motivo, 100% dos alunos recebem bolsas de até 50% da mensalidade", diz Vicente.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16936.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|