Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Projeto orienta busca por direitos do consumidor

Publicado pelo site Aprendiz 31/01/2005

(Cássia Gisele Ribeiro)
Estimular a reflexão, discussão e a busca por direitos do consumidor entre a população. Esse é o foco do programa "Observatório Social das Relações de Consumo", desenvolvido pela Fundação Procon do Estado de São Paulo. A proposta é esclarecer a população de cidades paulistas sobre questões relacionadas ao consumo responsável, iluminação e saúde pública, entre outros.
"A idéia não é somente mostrar ao consumidor como solucionar esse ou aquele tipo de problema, mas mostrar a importância da prática de atitudes cidadãs", afirma Robson Santos Campos, coordenador do programa. Segundo ele, outro grande objetivo deste projeto é estimular parcerias entre municípios do mesmo estado, por meio da troca de experiência e oficinas. "Dessa forma, todo o estado é beneficiado", afirma.
Para isso, o Observatório estabelece parcerias entre órgãos municipais e estaduais de defesa do consumidor, universidades e sociedade civil organizada, criando um fórum de discussão de idéias e diagnósticos capazes de melhorar a qualidade de vida da população a partir da proteção do consumidor.
Os estudantes das universidades parceiras recebem todo um treinamento da Fundação Procon para que entendam a lei e consigam transmiti-las para a população. Após participar desse treinamento, os estudantes realizam oficinas dentro de comunidades de baixa renda dessas regiões.
A primeira experiência teve início no ano passado, na cidade de Franca (SP). Foi realizada em parceria com estudantes da Unesp e membros da Empresa Junior Jurídica (Ejur), criada por estudantes da Universidade. Atualmente, o projeto já está em atuação também nas cidades de São Paulo e Jaboticabal (SP).
Para o coordenador, o programa teve a preocupação de transmitir suas atividades para os estudantes universitários para que, de certa forma, a ação ficasse nas mãos da sociedade civil. "É importante se preocupar com a continuidade do projeto, independente de quem for o próximo governante, por exemplo", afirma.

Aprendiz