> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Pressão arterial aumenta às segundas-feiras


Publicado pelo site da BBC Brasil 01/02/2005

Um estudo realizado por uma universidade japonesa diz que o estresse de voltar ao trabalho na segunda-feira, depois de relaxar no fim de semana, pode provocar um aumento perigoso da pressão arterial das pessoas.
A equipe da Universidade Médica das Mulheres de Tóquio chegou à conclusão depois de analisar o caso de 175 homens e mulheres que usaram equipamentos para medir e registrar a pressão durante uma semana.
De acordo com a pesquisa, justamente às segundas a pressão arterial dessas pessoas ficou mais alta do que em qualquer outro dia da semana.
Isso explicaria porque existe uma maior incidência de mortes por derrames e ataques cardíacos na segunda-feira de manhã.
Transição \"estressante\"
Nesse dia da semana, são registrados em média 20% mais infartes do que nos outros dias.
Os resultados do estudo, divulgados na publicação médica American Journal of Hypertension, mostram que o aumento da pressão na segunda-feira de manhã, quando a maioria das pessoas se prepara para voltar ao trabalho, não foi registrado no grupo de pessoas que permaneceu dormindo nesse período.
Isso seria uma indicação de que o aumento da pressão tem a ver com o trabalho.
\"A maioria das pessoas se liberta dos fardos mentais e físicos do trabalho no domingo e vive uma transição estressante do lazer do fim de semana para as atividades de trabalho às segundas-feiras\", disse Shuogo Morakami, que liderou o estudo.
Por sua vez, o professor Keith Fox, da unidade de pesquisa cardiovascular do hospital Edinburgh Royal Infirmary, de Edimburgo, disse à BBC que o aumento da pressão nas manhãs de segunda-feira é provavelmente parte do bioritmo normal das pessoas e não deve provocar complicações para pessoas saudáveis.
Mas ele alertou que \"se alguém já sofre de males cardiovasculares, então esse aumento pode ser o que falta para desencadear um ataque cardíaco\".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/02/050201_pressaorc2.shtml

BBC Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader