> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
SP lança ensino médio aos fins de semana


Publicado pelo site UOL Educação 31/01/2005

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou neste domingo (30/01) o Escola da Juventude -projeto que oferece ensino médio aos fins de semana em até um ano e meio. Podem participar do projeto jovens e adultos de 18 a 29 anos.

O curso aos sábados e domingos será diferente dos tradicionais. Para acelerar o processo de aprendizagem, o governo vai utilizar novas tecnologias -laboratórios de informática, salas de vídeos e um portal na Internet- durante as aulas.

"O projeto é uma alternativa de ensino voltada para jovens e adultos que não conseguiram por algum motivo cursar o ensino médio na idade indicada", explica Gabriel Chalita, secretário da Educação.

Inicialmente, o Escola da Juventude atenderá 300 escolas estaduais da capital e alguns municípios da Grande São Paulo e do interior do Estado, num total de 30 mil vagas, sendo 100 por unidade. Veja a relação de escolas credenciadas.

Para participar é necessário ter concluído o ensino fundamental e efetuar matrícula diretamente nas escolas participantes de 2 a 28 de fevereiro. Os documentos necessários são o histórico escolar e a apresentação da carteira de identidade ou da certidão de nascimento. O início das aulas está previsto para 5 de março.


Aulas
O curso de ensino médio da Escola da Juventude está dividido em três tipos de atividades: curriculares presenciais, organizadas em quatro módulos, sendo um optativo no sábado pela manhã e um obrigatório à tarde, se invertendo no domingo; no mínimo uma hora e meia por final de semana de atividades de inclusão digital; e atividades individuais durante a semana, sugeridas em classe e constantes dos materiais impressos.

Na sala de aula, o aluno contará com um orientador de estudos e na sala ambiente de informática, com um monitor para auxiliá-lo a tirar suas dúvidas.

O curso se desenvolverá em módulos e o aluno terá flexibilidade para frequentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo. A avaliação será contínua, havendo provas bimestrais e, ao final do semestre, exame para a conclusão do módulo.

A certificação será dada após a aprovação em todos os módulos, após 18 meses de atividades.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700012.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3601.jhtm

UOL Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader