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Participantes do Enem 2004 avaliam ensino médio


Publicado pela agência PontoEDU 09/02/2004

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2004 (Enem), realizado em 31 de agosto, responderam a um questionário socioeconômico com 205 perguntas. As questões abordaram temas como aprendizado no ensino médio, condições das escolas e qualidade dos professores, além de valores e expectativas.
Por meio dessas respostas, pôde-se conhecer um pouco mais a respeito dos jovens que acabaram de concluir a educação básica ou dela são egressos. Dos 1.035.642 participantes, 1.002.593 entregaram o questionário com, pelo menos, uma questão respondida.
No balanço geral, 44% disseram que a maior contribuição que o ensino médio deu foi a formação para continuar os estudos no nível superior. Como segunda opção, 25% destacaram a aquisição de cultura geral e a ampliação da formação pessoal. Nas avaliações sobre as escolas, metade, 50,8%, assinalou "regular a bom" sobre a liberdade para expressar idéias, 23% assinalaram "bom a excelente" e 25% acharam "insuficiente a regular".
"Insuficiente a regular" é a avaliação feita por 44% dos jovens sobre a capacidade da escola em levar em conta problemas pessoais e familiares. Outros 63% apontaram como insuficiente o acesso a computadores e laboratórios. O ensino de língua estrangeira não satisfez a expectativa de 45,8%.
A localização das instituições agrada a 50,9%. Sobre os professores, 76% dos participantes da pesquisa disseram que são dedicados e 67% que têm autoridade. Embora não seja baixo o número que pensa o contrário: 23% assinalaram "não", quando perguntados sobre a dedicação dos professores e 33% duvidaram da capacidade deles mostrarem autoridade.
Daqueles que participaram do Enem, 63% sonham com um diploma universitário para conseguir um bom emprego. Só 10% preferem abrir um negócio próprio e outros 10% disseram que tentarão passar em concurso público. As profissões que mais atraem são as das áreas de ciências biológicas ou saúde, opção de 24,3%.
Os jovens que já optaram por uma carreira confessam que os meios de comunicação influenciaram mais na decisão do que os pais ou a escola - 60% disseram que a escola nada ajudou ou ajudou pouco na escolha. Sobre as "preocupações", há divergência. Drogas e violência foi o item assinalado como mais importante por 23%. Pobreza, favela e meninos de rua são a maior preocupação para 19% dos participantes do Enem 2004 que entregaram o questionário.

http://www.pontoedu.com.br/

Agência PontoEDU

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