Perfil do estudante internauta brasileiro

Publicado pelo portal Universia Brasil 17/02/2005

(Renata Aquino)
Interesse em constituir a família, ansiedade com o mercado de trabalho e preocupação com a desvalorização do diploma são algumas características do jovem internauta brasileiro de acordo com pesquisa do Universia e do Instituto de Pesquisas e-bit. Realizada em oito capitais brasileiras, a pesquisa envolveu aproximadamente cinco mil jovens, com idade entre 18 e 30 anos, pertencentes a diversas classes sociais. As entrevistas foram feitas pela Internet e incluíram usuários do Universia. Pré-universitários, universitários e pós-universitários participaram da pesquisa.
A escolha da carreira por identificação pessoal ou vocação foi confirmada pela pesquisa Universia/e-bit. A aptidão pessoal foi o motivo pelo qual 56% dos respondentes, em média, afirmaram ter escolhido seu curso universitário. "Gosto muito da área de humanas, o dinheiro é uma ajuda importante, mas também me preocupo com uma boa formação profissional na área que mais me interessa", diz Inácio Minoru Kamizono, estudante do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi. Gostar da profissão também foi apontado por 55%, na pergunta de múltipla escolha.
O retorno financeiro é outra característica importante na escolha da carreira. "Sempre tive interesse pela psicologia, o conhecimento da mente humana", conta João Paulo Santos Ribeiro, universitário de Psicologia da Universidade São Marcos. "Espero obter um retorno financeiro, mas como um resultado do reconhecimento de um bom trabalho", completa o estudante.Apenas entre os pré-universitários, 42% declararam esperar boas perspectivas financeiras com a profissão que escolheram seguir. "Foi muito importante o retorno financeiro também na escolha do meu curso, há uma boa oferta de emprego e assim é possível pagar a universidade e continuar estudando na área", conta Mara Júlia.
Ter uma carreira lucrativa e estável, portanto, é considerado ideal para os estudantes brasileiros. A vontade de fazer ações sociais ou contribuir para o desenvolvimento do país são menos importantes, tendo obtido nível muito baixo de respostas na pesquisa.
Projetos de vida incluem família e reconhecimento profissional
A visão de futuro dos estudantes mostra um amadurecimento muito interessante dos jovens brasileiros. A maioria espera, nos próximos cinco anos, ter constituído família (44%), ter um emprego estável (41%), ter reconhecimento profissional (52%) e poder estar viajando (50%). "Em 2010, pretendo ter viajado e estar descansando um pouco para renovar as energias para o mercado de trabalho, talvez constituindo uma família", corrobora João Paulo, estudante da São Marcos.
Terminar os estudos e ver valorizado o seu diploma também são preocupações da grande maioria dos respondentes. "Quero ter acabado meu mestrado daqui a cinco anos, e pretendo dar aulas", afirma a estudante da Uninove. Para desenvolver projetos, a área preferida dos jovens é a social (28%), seguida por ciência e tecnologia (28%) e educação (21%). "É importante aproveitar a época da universidade para fazer amigos, manter contato com os professores, demonstrar que realmente se quer aprender", diz João Paulo.
O desejo de independência está profundamente ligado às ansiedades com a carreira e projetos de vida. A maioria dos respondentes afirma que pretende morar sozinho quando arrumar um emprego ou casar-se. A importância da família é grande na vida dos estudantes brasileiros, que afirmam, em sua maioria, ter um bom relacionamento com os pais."Daqui a cinco anos, quero já estar com a minha própria família, acho é uma das minhas prioridades", declara o estudante da Anhembi Morumbi.
A falta de recursos financeiros é o maior temor em termos de possíveis obstáculos para a realização dos sonhos, assim como a situação econômica do país. "Apesar do mercado ser amplo, ainda é possível que após a formatura seja difícil arrumar emprego, essa é uma grande preocupação minha", diz a estudante da Uninove. "Quero fazer pós-graduação, só tenho medo de não ter pique, pois vou estar trabalhando e a vida acadêmica exige uma força de vontade extra", com

Universia Brasil