> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Oferta restrita de EM limita progressão escolar


Publicado pelo site da Folha Online 24/02/2005

(Janaína Lage)
Parte dos estudantes brasileiros encontra dificuldades para concluir os estudos em razão da oferta restrita de estabelecimentos do ensino médio, principalmente nos municípios de menor porte. Este é um dos aspectos de destaque da Síntese dos Indicadores Sociais 2003, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o instituto, a legislação atual justifica que 65,2% dos estabelecimentos de nível médio se encontrem no âmbito estadual. Para suprir a demanda crescente de estudantes, a rede privada tem ocupado este espaço. Ela corresponde a um terço dos estabelecimentos de ensino médio no país.

A distribuição de ensino médio oriundo de municípios é bem diferenciada. No Nordeste, ela chega a 9,8%, enquanto no Sul fica em apenas 0,5%.

O ensino médio de escolas federais representa apenas 0,7%, ou 158 estabelecimentos em todo o país. Enquanto o número de escolas de ensino médio do âmbito municipal fica em 831, o número de estabelecimentos da rede privada chega a 6.668. A Bahia é o Estado com maior participação das prefeituras no ensino médio. Elas respondem por 19,6% da rede. Na contramão, Distrito Federal, Paraná, Roraima e Amapá não tem participação das prefeituras no ensino médio.

A freqüência escolar tem dado sinais de crescimento em todas as faixas etárias. Houve crescimento de 33% de 1993 a 2003 entre os jovens de 15 a 17 anos e o percentual de estudantes na escola nesta faixa etária chegou a 82,4%.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17064.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader