> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Lançado 17 Contos da Nova Literatura


Publicado pela Agência Carta Maior 28/02/2005

Você já pode ter visto alguma coisa sobre eles nas grandes emissoras de televisão, em suplementos culturais, em eventos literários, na Internet - principalmente - e até no boteco da esquina. A chance de ter lido textos de muitos deles é grande - e a de encontrá-los também não é menor.
Mesmo que o leitor não tenha esbarrado com nenhum dos nomes a seguir até hoje, a chance de ter lido alguns de seus textos não é pequena. Antônia Pellegrino, Augusto Sales, Cecília Giannetti, Crib Tanaka, Flávio Izhaki, Francisco Slade, Gustavo de Almeida, João Paulo Cuenca, Jorge Cardoso, Jorge Rocha, Leandro Salgueirinho, Mara Coradello, Mariel Reis, Pedro Süssekind, Paloma Vidal, Simone Paterman e Tatiana Salem Levy são alguns dos novos escribas quem vêm espalhando sua ficção por websites, livros, jornais e revistas e convidam para o lançamento da revista-livro Paralelos, a realizar-se no dia 3 de março de 2005, às 19h na Mercearia São Pedro, Vila Madalena.
Nesta ocasião, os leitores, amigos e curiosos terão oportunidade de bater um papo com os escritores abrigados neste volume inicial, seus editores, e conhecer um pouco mais dessa iniciativa que tem por objetivo publicar o trabalho de novos autores.
Paralelos – 17 Contos da Nova Literatura é resultado das muitas possibilidades, ainda não inteiramente exploradas, de integração entre o livro e a Internet. Todos estes autores, sem exceção, conquistaram os primeiríssimos leitores na telinha, e experimentaram sua ficção e, sobretudo, em Paralelos.org, portal literário que, mais do que oferecer visibilidade a escritores ainda inéditos para o grande público, criou uma rede de discussão sobre a literatura, reunindo autores de todos os cantos do Brasil transformando-se num ponto de encontro, bem concreto, de gente que debate e, principalmente, escreve literatura hoje.
Para chegar a essa nova produção literária, os editores Augusto Sales e Jaime Gonçalves Filho, os jornalistas Rafael Lima e André Mansur e os escritores Jorge Rocha, Mara Coradello e Crib Tanaka realizaram, em 2003, um mapeamento em busca de autores através de blogs, fóruns de discussão sobre literatura na web e diversas revistas literárias. Em poucos meses, estabeleceram contato com centenas de autores e receberam trabalhos inéditos, entre prosa e poesia, formado uma massa crítica capaz de dar partida ao projeto.
O resultado de um ano de atividades da Paralelos surgiu estampado na capa dos principais jornais e cadernos literários do país em 2004. Bem acolhida pela imprensa especializada, a iniciativa cresce: para marcar seu primeiro aniversário, a revista eletrônica ganha sua versão impressa, lançada pela editora Agir.
Neste primeiro volume, o leitor é convidado a apreciar o trabalho de 17 talentos literários nascidos ou radicados no Rio de Janeiro e arredores. Além da geografia e da paixão pelas letras, há mais coisas em comum entre estes autores: eles são representantes do que se pode chamar de ‘novíssima’ literatura.
Esta é uma publicação que celebra a diversidade do novo, sua esquisitice e fôlego. Não há pretensão de indicar os melhores autores, publicar os melhores contos e nem de mostrar um panorama definitivo da produção literária mais recente.
Mas dizer que apenas a diferença une estes escritores é fechar aos olhos a um momento particularmente produtivo da literatura brasileira. Se, felizmente, não se atribui a ele a “retomada”, é fato que nos últimos 20 anos nunca se falou tanto em novos autores, numa perspectiva de renovação concreta, visível em qualquer livraria.
E como já disseram antes: leia o novo.
Paralelos – 17 Contos da nova literatura (vol. 1)
Vários autores
Augusto Sales e Jaime Gonçalves Filho (org.)
Editora Agir
104 páginas

Lançamento:
Mercearia São Pedro
Rua Rodésia 34,
Vila Madalena, São Paulo – SP
Dia 3 de março de 2005
Tel.: (11) 3815-7200

http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2906

Agência Carta Maior

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader