Cresce nº de mulheres com mestrado e doutorado |
|
|
Publicado pela agência PontoEDU 04/03/2005 |
Há uma participação cada vez maior de mulheres com mestrado e doutorado nas Instituições de Educação Superior brasileiras. De 1998 a 2003, o percentual de mestres na educação superior aumentou em média 112,1%.
O crescimento do número de mestres homens ficou abaixo da média (106,1%) enquanto que o de mestres mulheres foi de 119,4%, mais de 7% acima da média. O mesmo pode ser afirmado sobre a participação feminina entre docentes com doutorado.
No mesmo período, o crescimento global dos docentes com doutorado foi de 80,9%, enquanto que o dos docentes homens com doutorado ficou em 69,2% e o de docentes mulheres chegou a 104%, aproximadamente 24% acima da média global e 35% acima da média masculina. Esses dados constam da publicação Trajetória da Mulher na Educação Brasileira, que será lançada na próxima semana pelo Inep/MEC e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
O trabalho mostra, entre diversos outros dados, que a participação das mulheres na educação superior surpreende não apenas pela maior presença no número de matrículas de graduação, como também pela sua crescente presença no corpo docente nos níveis mais elevados de titulação. Trajetória da Mulher na Educação Brasileira traz dados colhidos pelo Inep, de 1996 a 2003, através do Censo Escolar, do Censo da Educação Superior, dos exames nacionais aplicados aos estudantes de educação básica e superior, cadastros de instituições e cursos, entre outros.
http://www.pontoedu.com.br/
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|