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Crianças cegas desenham tema de campanha


Publicado pelo site Aprendiz 14/03/2005

(Cristina Veiga)
Uma pessoa descreve com detalhes como é uma abelha. O objetivo é que a audição seja aguçada. Em seguida, balas de mel são distribuídas. É a vez do paladar entrar em ação. Produtos de higiene feitos com mel passam de mão em mão. O olfato fica apuradíssimo. Bichinhos de pelúcia no formato de abelha são tocados pelos presentes. Agora, é a vez do tato.
Ativados quatro dos cinco sentidos, 30 das crianças cegas assistidas pela Fundação Dorina Nowill começam a desenhar. O resultado é impressionante. É como se aquelas crianças tivessem de fato, por alguns minutos, conseguido enxergar. O desenho escolhido foi o do menino Gabriel. Uma abelha de asas muito amarelas tenta posar em uma flor vermelha, enquanto, lá atrás, o céu brilha em um azul de pleno verão.
E é exatamente este desenho que está estampado em embalagens, caixas, sacolas, kits de produtos, brindes, folheto, vitrines e na ambientação de cada uma das lojas da empresa francesa L´Occitane en Provence. Fabricante de sabonetes, perfumes, cosméticos, produtos para banho e aromas de ambientes, a empresa do sul da França vai doar para a fundação 5% do que arrecadar, durante o mês de março, com a venda de produtos da linha mel.
A parceria entre a empresa e a fundação não foi mera coincidência. A L´Occitane tem uma preocupação especial com os deficientes visuais. Tanto é assim que, em seus produtos, todas as informações vêm também impressas em braille (linguagem escrita usada pelos cegos). Há anos, a empresa apoia o projeto Orbis, que inicia crianças e adolescentes com deficiência visual no mundo dos perfumes. Com o olfato desenvolvido, esses jovens podem vir até a fazer disso uma profissão.
"Foi muito emocionante. E incrível como as crianças conseguiram imaginar como é uma abelha de verdade", comentou com o Aprendiz a diretora de marketing da empresa no Brasil, Luciana Mello.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, que atua no Brasil há 59 anos, trabalha com a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão por meio de ações educativas e culturais. A entidade é a maior imprensa braille do país, produz também livros falados e realiza atendimento especializado ao deficiente visual e sua família, nas áreas de avaliação e diagnóstico, educação especial, reabilitação e colocação profissional.
Por ano são produzidos mais de 13 milhões de páginas em braille, 10 mil exemplares de livro e revista falada e realizados mais de 20.000 atendimentos especializados ao deficiente visual. Com este resultado, mais de 700 organizações em todo o país são atendidas gratuitamente.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=9352422f0af4701001a194586422f008

Aprendiz

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