> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Preservação do meio ambiente para escolas


Publicado pelo site Aprendiz 15/03/2005

(Karina Costa)


A Kimberly Clark Brasil leva para escolas públicas localizadas perto de suas fábricas o Projeto Floresta Urbana. O objetivo é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem de materiais,. Todo o trabalho é feito com a capacitação dos professores.
Atualmente, o projeto atende sua primeira turma, que conta com 1.800 alunos de Suzano, no interior de São Paulo. Iniciado no 2º semestre de 2004, o programa capacitou 40 professores da escola estadual professor José Benedito Leite Bartholomei. Instruídos por uma pedagoga, os educadores aprendem a abordar o tema "meio ambiente" dentro da disciplina e da turma em que dão aula.
Para subsidiar essas aulas, a empresa desenvolveu duas cartilhas junto com uma bióloga. Uma delas é direcionada aos professores e tem como fim auxiliá-los no planejamento de suas aulas. A outra, foi criada para os alunos e possui informações e dicas de como preservar o meio ambiente.


A idéia é que os professores proponham atividades que estimulem a criatividade desses alunos e, ao mesmo, traga uma reflexão sobre o tema. "Para as crianças, o professor pode propor, por exemplo, a construção de brinquedos com materiais recicláveis", afirma o executivo da Kimberly Clark Brasil e responsável pelo projeto, Jefferson Correia. "Com os adolescentes, é possível desenvolver trabalhos de produção de textos e poesias, relacionando o tema".
O atendimento na escola começou no mês passado e os alunos já estão colocando em prática o que aprenderam sobre coleta seletiva. Muitas vezes, os alunos trazem o material reciclável de suas próprias casas. Para incentivar estes alunos, a Kaper Gestão de Resíduos, uma das parceiras do projeto, reverte os materiais coletados em brindes.
"O Floresta Urbana não é uma campanha de conscientização. Queremos que a coleta seletiva faça parte do dia a dia das comunidades", afirma o executivo. As escolas devem perceber que a ação colabora tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, pois esta também pode se tornar uma maneira de geração de renda para a escola", conta.
O projeto também contemplará as comunidades que ficam ao redor de outras fábricas Kimberly Clark Brasil. A idéia é que projeto atinja também escolas localizadas nas regiões sul e nordeste do país.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=a7e7e23b0af47010002b7db151e6900b

O Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader