> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Simpósio Internacional sobre adolescência


Publicado pelo site Agência PontoEDU 16/03/2005

O adolescente atual não encontra sentido na realidade e vê nas drogas e na violência uma forma de se inserir no mundo? Respostas para questões como esta serão abordadas no 1º Simpósio Internacional do Adolescente - Adolescência Hoje: Desafios, Práticas e Políticas, que será realizado entre os dias 2 e 5 de maio. No primeiro dia (2/5), ocorrerá na PUC-Campinas e nos demais, no campus da USP, em São Paulo, próximo à Marginal Pinheiros. Uma das coordenadoras do evento, a professora Tânia Aiello Vaisberg, da Pós-Graduação de Psicologia da PUC-Campinas, afirma que no mundo globalizado há perda de perspectivas e os jovens são os que mais sofrem com este panorama.
"As ideologias de esquerda do passado não se concretizaram e as religiões não têm o apelo que tinham décadas atrás. Em nosso tempo, o que vale é o prazer momentâneo. Assim, as pessoas ficam só recebendo, só consumindo, e não criam nada. O ser humano tem esta necessidade de contribuir para algum projeto coletivo, de sentir que sua presença no mundo não foi inócua. Dentro desta falta de perspectiva que atinge a todos, os adolescentes são os que mais sofrem, pois eles têm toda a vitalidade da época mais criativa de suas vidas e não sabem onde empregar esta energia. Com isso, vem a depressão e a violência", explica.
Para discutir estas questões, Tânia convidou especialistas em Psicologia, Sociologia, do Direito, Educação, Antropologia e Medicina. "Eu destacaria o primeiro dia do Simpósio, que reunirá o supra-sumo dos conferencistas. Teremos a presença de quatro expoentes da psicanálise francesa e de Rodrigo Monteiro Lobato Enout, um magistrado que tem forte atuação em questões ligadas à infância e juventude", ressalta.
Dentro do Simpósio haverá espaço para apresentação de estudos e pesquisas. Para participar, é preciso enviar três cópias do resumo para a Faculdade de Educação da USP, além de outra cópia em disquete.

http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=40128

Agência PontoEDU

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader