Ciência diz que genoma da mulher é mais complexo

Publicado pelo site O Estado de S.Paulo 17/03/2005

(Herton Escobar)
A diferença genética entre homens e mulheres não está mais apenas no cromossomo Y. Pesquisas publicadas hoje mostram que a expressão gênica do cromossomo X - ou seja, a maneira como ele comanda a síntese de proteínas - também difere entre os sexos e, até mesmo, entre as mulheres. O que confirma a idéia de que o ser humano não possui um único genoma, mas dois: o do homem e o da mulher - por acaso, bem mais complexo do que o primeiro, segundo os pesquisadores.
Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos. A diferença entre os sexos está essencialmente no par de cromossomos sexuais X e Y: mulheres são XX e os homens, XY. Só que o X é muito maior e contém muito mais genes do que o Y. Por isso, como uma forma de equilibrar a balança genética, um X feminino é sempre naturalmente desativado ainda no estágio embrionário. O que os novos estudos comprovam, entretanto, é que nem todos os genes desse X são efetivamente silenciados. Muitos continuam a funcionar, permitindo que as mulheres produzam quantidades maiores de certas proteínas. 'Nossa pesquisa mostra que o X desativado nas mulheres não é tão silencioso quanto pensávamos', disse Laura Carrel, da Universidade do Estado da Pensilvânia, co-autora de um dos estudos publicados na revista Nature.'Os efeitos desses genes do cromossomo X inativo poderiam explicar algumas das diferenças entre homens e mulheres que não são atribuídas aos hormônios sexuais.' Ela e o colega Huntington Willard, da Universidade de Duke, compararam a expressão gênica do cromossomo X de 40 mulheres e descobriram que cada uma tinha um padrão de expressão diferenciado. Cerca de 15% dos genes do X silenciado permaneciam ligados, proporcionando uma síntese aumentada de proteínas em relação aos homens (que possuem apenas um X e, portanto, apenas uma cópia de cada gene desse cromossomo). Outros 10% apresentavam expressão variada entre uma mulher e outra. 'Nós agora sabemos que 25% do cromossomo X - entre 200 e 300 genes - podem ser expressos de maneira única em um sexo em relação a outro. Essencialmente, portanto, não há um único genoma humano, mas dois - masculino e feminino', afirma Willard.
As conseqüências clínicas e fisiológicas dessa diferença, segundo Carrel, ainda faltam ser desvendadas. Mas é possível que tenham implicações importantes na maneira como homens e mulheres desenvolvem doenças e respondem a tratamentos específicos. 'A diferença genômica entre homens e mulheres é realmente muito grande', diz o geneticista Sérgio Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais.

SEQÜENCIAMENTO
O segundo estudo, assinado por mais de 250 pesquisadores (incluindo Carrel e Willard) traz o seqüenciamento completo do cromossomo X. Ou seja, toda a seqüência de bases químicas A, T, C e G que o compõe. Uma das surpresas é o número pequeno de genes em comparação com outros cromossomos: apenas 1.098, em uma seqüência de 155 milhões de pares de bases.
O que não o torna menos importante, segundo a pesquisadora Helena Brentani, do Laboratório de Bioinformática do Hospital do Câncer. 'São poucos genes, mas o que tem lá é superimportante.' Ela lembra, por exemplo, que 10% das doenças que são causadas por um único gene (monogênicas) estão relacionadas ao cromossomo X. 'Só por isso ele já merece toda a nossa atenção.' Ao todo, mais de 300 doenças conhecidas têm suas raízes genéticas no cromossomo X - muito mais do que qualquer outro cromossomo. Entre elas, hemofilia, distrofia muscular de Duchenne, cegueira de cor (daltonia) e várias formas de retardamento mental.
Mais de 90% dos antígenos relacionados a tumores também são expressos nesse cromossomo, o que faz dele um alvo crucial para a pesquisa do câncer.
O cromossomo Y, por sua vez, que também já foi seqüenciado, é o menor de todos e possui menos de cem genes, relacionados principalmente à formação e ao funcionamento dos testículos.

O Estado de S.Paulo