> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Campus da Zona Leste terá projeto para crianças


Publicado pelo Governo do Estado de SP 21/03/2005

(Júlio Bernardes)
USP Leste terá, ainda este ano, um projeto de extensão voltado a crianças de 9 a 14 anos, moradoras dos bairros próximos ao campus. O anúncio foi feito pelo reitor Adolpho José Melfi, durante um debate na Rádio USP, na última sexta-feira (18), sobre a implantação do campus na Zona Leste. 'Com apoio da iniciativa privada, as crianças terão reforço escolar e participarão de atividades culturais, artísticas e esportivas', disse Melfi.

O projeto será semelhante ao Pequeno Cidadão, que já existe em alguns campi do interior. Melfi lembrou que a população próxima à USP Leste já é beneficiada com projetos de inclusão digital, anteriores à construção do campus. 'O setor esportivo e o anfiteatro serão de uso comum da Universidade e da comunidade', garantiu. As aulas na USP Leste tiveram início em 28 de fevereiro. Segundo, em oito anos, o campus deverá abrigar 20 mil alunos, com a criação de novos cursos, além dos já existentes.

O debate na Rádio USP, que teve início às 8 horas da manhã, contou ainda com a participação do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e professor da Faculdade de Direito (FD) da USP, Fernando Dias Menezes de Almeida, e do deputado estadual Renato Simões, líder do PT na Assembléia Legislativa.

Cursos
Renato Simões disse que os deputados tem acompanhado a expansão de vagas das universidades públicas estaduais de São Paulo. “Está em estudo ampliação do percentual mínimo de alunos em cursos noturnos, hoje fixado pela constituição paulista em 33% do número de vagas”, afirmou. Para o deputado, “os cursos da USP Leste exploram a nova realidade do mercado, mas há uma demanda social justa, que deve ser analisada”.

O líder do PT também sugeriu a realização de uma feira onde USP, Unicamp e Unesp pudessem apresentar projetos de extensão. “Além do aumento da cota de ICMS das universidades, hoje em 9,57%, a Assembléia discute a destinação de recursos adicionais para os hospitais universitários e o pagamento de aposentadorias”, concluiu.

Melfi ressaltou o caráter inovador dos cursos do novo campus. “A idéia do ciclo básico foi bem recebida por alunos e professores, e as habilitações incluem áreas em expansão,como análise de sistemas e, no caso da Zona Leste, tecnologia têxtil”, disse. “O estatuto da Universidade não é obstáculo para a expansão, e no futuro ele poderá ser modificado para que o campus Leste receba também cursos que já existem em São Paulo, como o de Direito.”

Acesso aos alunos da rede pública

O professor Fernando Almeida lembrou que o governo estadual destinou R$ 34 milhões para as obras da USP Leste em 2005. “Através de verbas extra-orçamentárias, as universidades públicas paulistas criaram 5.222 vagas gastando o equivalente a 2,5% de seu orçamento”, declarou o secretário adjunto.

“A USP Leste descentraliza a Universidade e altera significativamente o perfil da região, populosa e carente de investimentos, gerando inclusão social, como mostra a presença de 47% de alunos vindos do ensino público.”

Após o debate, o Melfi disse que o Conselho Universitário (Co) fará uma reunião extraordinária em maio para discutir a questão do acesso à Universidade e a proposta de cotas em discussão na Assembléia Legislativa. “Uma comissão da Pró-Reitoria de Graduação elaborou documentos sobre o tema, apresentados na reunião do Co em 15 de março, e que serão debatidos também com a Unesp e a Unicamp”, afirmou.

Segundo o reitor, as ações afirmativas devem respeitar a autonomia das instituições. “Ao invés da criação de cotas, poderiam ser estabelecidas metas de inclusão com prazos específicos, como aconteceu para os cursos noturnos”, apontou.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=62280

Governo do Estado de SP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader