> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Feira no Japão tem Robôs andróides


Publicado pela BBC Brasil 21/03/2005

Robôs "andróides", com feições humanas, vão recepcionar os visitantes da Expo 2005, uma exposição mundial que será inaugurada em Aichi, no Japão, no dia 25 de março.
Os robôs, chamados de Actroid, sabem falar, entendem até 40 mil frases em quatro línguas e conseguem mudar suas expressões faciais de acordo com o momento, sorrindo e inclusive piscando os olhos.
Além dos recepcionistas "andróides", outros robôs brincarão com crianças e ajudarão na limpeza da Expo 2005.
Cerca de cem robôs de cinco tipos diferentes vão realmente trabalhar e ajudar na organização do evento, que este ano tem como tema a tecnologia e o meio ambiente.
Veja imagens da Expo 2005
Três versões do Actroid, criado pela empresa japonesa Kokoro e pela Advanced Media, estarão participando da Expo, recebendo os visitantes e dando direções.
O Actroid entende frases em inglês, coreano, japonês e chinês e é programado para dar mais de 2 mil respostas diferentes. O robô também pode se recusar a responder algumas questões por "razões de privacidade".
O robô foi criado com o mesmo tipo de tecnologia empregada na criação do Tiranossauro Rex exposto no museu de História Natural, em Londres.
Ajuda
Para acompanhar Actroid no trabalho da Expo, outros robôs servirão como guias para as atrações da feira e guardas, além de ajudar na limpeza e a cuidar das crianças.
Além dos robôs que trabalharão no evento, muitos outros estarão em exibição nos pavilhões da mostra e nos estandes das empresas, como os robôs músicos da Toyota, o Qrio da Sony, que dança, fala e joga futebol, e o Asimo, da Honda, que sobe escadas.
Participam oficialmente da Expo no Japão 122 países e dezenas de organizações internacionais tão diversas quanto a Cruz Vermelha e o Banco Mundial.
O evento vai durar seis meses e pretende mostrar o que há de melhor em novidades tecnológicas.
Os organizadores esperam atrair um total de 15 milhões de visitantes à mostra até setembro.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/03/050321_actroidcl.shtml

BBC Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader