> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
CCBB investe em formação de educadores


Publicado pelo site Aprendiz 24/03/2005

(Rodrigo Zavala)
Se trabalhar em sala de aula com história da arte já é algo complexo, que exige determinação e criatividade do professor, arte contemporânea se torna um bicho de sete cabeças para alguns alunos. Frases como “até eu faço isso”, não são apenas frequentes no universo juvenil, mas também a um sem número de adultos que não acompanharam os movimentos artísticos.
Assim, com o objetivo de ampliar o arcabouço cultural dos professos no que tange a arte contemporânea, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, retoma o projeto "Diálogos e Reflexões com Educadores". Trata-se de uma série de encontros gratuitos (entre exibições e debates) em que os participantes ampliam sua visão sobre a produção artística atual, integrando-os ao panorama histórico.
A arte-educadora Rejane Coutinho, que ministra os encontros entre os educadores e os artistas, acompanha os participantes nas exposições promovidas pelo CCBB, seguidas de uma série de dinâmicas interativas em que são contextualizados o artista e suas obras. “A iniciativa oferece munição para que os arte-educadores possam explorar possibilidades de atuação em sala de aula”, explica.
Segundo ela, os professores saem do encontro com um material gráfico especialmente concebido para o programa com textos e transparências que podem ser utilizados em sala de aula. “O que ele recebe serve como referência para pesquisas e aponta caminhos para a utilização do material em sala. Mas, não há fórmulas. É o professor que conhece o universo de sua prática docente.”
Desde seu inicio, em 2003, o programa já recebeu mais de 870 educadores. Para Walter Vasconcelos diretor do CCBB, o programa conseguiu criar oportunidades para a compreensão e difusão da arte, onde o indivíduo passa de uma “posição contemplativa para uma posição participativa”.
Embora a exposição "O Tempo do Movimento", de Mary Vieira, esteja em cartaz até o dia 27 de março, o programa prevê a realização de outros seis encontros sobre a exposição de "Farnese de Andrade" que ficará em cartaz no CCBB de 16 de abril a 19 de junho.
Para participar é necessário fazer uma inscrição, já que são apenas 45 vagas por encontro. Para mais informações e se inscrever basta ligar para o tel. (0xx11) 3113-3649

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/educadores/noticias/ge240305.htm

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader