Circo de ciências vai percorrer escolas do País |
|
|
Publicado pelo site Estadão 28/03/2005 |
Um circo diferente vai percorrer alguns Estados brasileiros divulgando conceitos científicos em escolas do ensino médio e fundamental. Trata-se do projeto Circo das Ciências, idealizado por professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que será apresentado no dia 4 de abril, em Campinas (SP).
A iniciativa, que terá sua primeira demonstração no 4.º Congresso Mundial de Centros de Ciência, de 11 a 17 de abril, no Rio de Janeiro, abrange diversas atividades interativas para que os estudantes possam aprimorar o senso crítico e aprender a gostar de ciência. Em todos os lugares que o circo chegar, o procedimento será o mesmo.
“A tenda será montada nos locais agendados previamente. O objetivo será sempre o de despertar o interesse científico dos estudantes”, disse Marcelo Knobel, coordenador do projeto e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp. “Serão divulgados basicamente conceitos sobre nanociência e nanotecnologia em um formato com forte componente de inclusão digital.”
O circo itinerante vai misturar elementos de diversas mídias, como cinema, animação, teatro e jogos educacionais. “O espetáculo multimídia pretende abordar, por exemplo, conceitos e noções de escala, da construção de nanocircuitos, da cura de células por meio de nanofármacos e de manipulação de superfícies com pontas de microscopia de força atômica”, explica Knobel.
Um canal de comunicação com as escolas está sendo estabelecido pela Unicamp para que as visitas já comecem a ser agendadas. “Os trabalhos priorizarão os alunos de escolas públicas. Para isso, estamos em busca de parcerias com as prefeituras interessadas no circo das ciências”, ressalta.
O projeto é uma parceria entre a Unicamp, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, o Instituto Sangari e a Prefeitura Municipal de Campinas. Conta ainda com apoio da Fundação Vitae e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2005/mar/28/36.htm
Estadão
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|