Educação - 3ª Semana do Contar Histórias |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 29/03/2005 |
Tradição oral, a palavra contada. Este é o tema da 3ª Semana do Contar Histórias, promovida pela Secretaria de Educação de Guarulhos, na grande São Paulo, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de abril, e que abordará a forma inicial e eterna da narração.
O evento surgiu a partir do projeto Contador de Histórias e tem como público-alvo os educadores da rede municipal de educação. Durante uma semana, os professores poderão participar de 19 oficinas gratuitas.
A abertura da 3ª Semana do Contar Histórias acontecerá às 19h do dia 5 de abril, com a palestra \"A importância da cultura popular na escola - convergência entre literatura infantil e conto popular\", com o escritor Ricardo Azevedo. A solenidade será no Teatro do Adamastor. Haverá, ainda, a apresentação cultural \"Concantando a História\", com a participação dos alunos da Escola Municipal Jardim City.
As oficinas abordarão temas ligados ao ato de contar histórias, como \"O Conto para Brincar\" (40 vagas), \"Importância da Interpreparação para Contar Histórias\" (40 vagas), \"A Poesia Sonora e a Narrativa em Versos\" (30 vagas), \"Tradição Oral em Arte Educação\" (40 vagas), \"Refletindo as Diferenças\" (35 vagas), \"Saci: Do Sítio do Pica-pau Amarelo ao Sítio da Internet\" (40 vagas) e \"Corpo e Voz na Formação do Contador\" (30 vagas).
Ainda serão oferecidas as oficinas \"As Cinderelas na Tradição Baiana\" (50 vagas), \"Trabalhando com Parlendas e Brincadeiras de Roda\" (40 vagas), \"Corpo, Palavra e Cantiga\" (40 vagas), \"Contar Histórias: Uma Arte Sem Segredos\" (30 vagas), \"Forest Gump: O Contador de Histórias\" (100 vagas), \"Cultura é Memória: A Tradição e a Transmissão Oral\" (60 vagas), \"Tradições Orais Afro-Brasileiras\" (50 vagas), \"Racconti In Italiano - Contos em Italiano\" (40 vagas), \"Corpo, Palavra e Cantiga\" (40 vagas), \"Objetos Afetivos Como Facilitadores da Oralidade\" (30 vagas), \"Pedro Malasartes: As Artes, Malícias e Delícias de um Personagem Brasileiro\" (60 vagas) e \"Roda de Contadores de Histórias\" (80 vagas).
Os trabalhos serão realizados no Teatro do Adamastor; no Centro Municipal de Educação Júlio Fracalanza, na Vila Augusta; no Centro de Incentivo à Leitura Luís de Camões, no Gopoúva; e no Centro Educacional dos Pimentas, no Jardim Nova Cidade.
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=41400
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|