> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Programa leva cinema para a escola há dez anos


Publicado pelo Aprendiz 30/03/2005

(Cássia Gisele Ribeiro)
Nesta terça-feira (29/03) o Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, sediará um encontro entre cineastas e professores, para exibição e discussão dos filmes Peões e Entreatos. O último narra a trajetória do atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.
A discussão faz parte do projeto Escola no Cinema, que há vinte anos trabalha na promoção da cultura cinematográfica em sala de aula. Mantido pelo Unibanco, o objetivo é fazer com que a escola aborde seus temas de forma diferenciada, e ao mesmo tempo, que o cinema se torne um hábito na vida das crianças.
A ação teve início em 1985, no Rio de Janeiro, quando promovia sessões de cinema ao preço de meia entrada para alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. Hoje, as atividades se diversificaram e são atendidas outras regiões que abrigam os cinemas do Espaço Unibanco, como Fortaleza e São Paulo.
Os professores se cadastram no programa, e a partir daí, passam a receber periodicamente uma programação alternativa. "Os professores costumam escolher os filmes em que a exploração pedagógica é mais evidente, mas qualquer obra cinematográfica pode ser utilizado como ferramenta educativa", afirma Patricia Durães, coordenadora do projeto.
Em São Paulo, há uma atividade diferenciada das outras regiões: especialistas do Instituto escolhem um filme e preparam oficinas, debates e atividades complementares sobre ele. "Procuramos relacionar o cinema com outra atividade artística, misturando as diferentes visões sobre o tema", conta Patricia. O evento comporta 500 alunos por dia, dura cerca uma quinzena e é gratuito para escolas públicas.
Aos sábados, os professores podem assistir a uma sessão gratuita com direito a acompanhante nas salas Unibanco Arteplex, do Shopping Frei Caneca (na região central de São Paulo). Para ficar sócio, ele deve levar um documento que comprove a profissão e preencher uma ficha cadastral para a confecção de uma carteirinha. Com ela, o professor tem ainda 50% de desconto nas sessões de segunda a sexta-feira. Além disso, o sócio recebe informações sobre pré-estréias e debates programados.
O evento de hoje contará com a presença dos cineastas Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. Há outras exibições previstas para os próximos meses, entre elas, uma seção com filmes e uma exposição de fotografias sobre a cultura indígena de vários países, que acontecerá entre os dia 12 e 20 de abril. Mais informações estão disponíveis no telefone (11) 3266-5115, ou por e-mail: escolanocinema@uol.com.br

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=f0322d030af4701000a83a13ebaf3d1e

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader