Microsoft premia projeto da USP |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 31/03/2005 |
Laboratório para Tecnologia de Jogos de Computador, do professor Flávio Correa da Silva, ganha US$ 80 mil como apoio para execução do trabalho proposto
A Microsoft acaba de anunciar que um dos quatro ganhadores do concurso Microsoft Research Computer Gaming Curriculum RFP foi a proposta intitulada Laboratório para Tecnologia de Jogos de Computador apresentada pelo professor Flávio Correa da Silva, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). O prêmio contempla a doação de US$ 80 mil para que o projeto descrito na proposta seja executado.
O comitê de análise do concurso considerou vencedoras as propostas que apresentaram, principalmente, compromisso com a distribuição não-comercial da propriedade intelectual dos programas criados e cujo conteúdo seria usado em cursos no ano acadêmico de 2005-2006.
A proposta do Prof. Correa da Silva competiu com outros 22 finalistas e foi submetida ao processo de RFP (Request for Proposal) aberto para professores do mundo todo. A idéia central do concurso é o desenvolvimento de uma proposta de curso que ensine computação através de games. Desta forma, acredita a Microsoft, o ensino de Ciência da Computação pode evoluir para uma dinâmica que motive mais o estudante para o aprendizado usando uma ferramenta que ele conhece muito bem, os jogos de computador.
O professor Correa da Silva é o oitavo professor premiado pelo concurso. Antes dele a professora da Unicamp, Cláudia Bauzer, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Computação, ganhou com uma proposta de trabalho ligado à biodiversidade brasileira. Professores das Universidades PUC Rio, UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e Unesp – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Neto também já foram contemplados com financiamentos de projetos acadêmicos.
“As RFP´s têm mostrado o alto nível de maturidade e competência dos pesquisadores brasileiros da área de tecnologia da informação. A exposição internacional e o reconhecimento dos professores são resultado de um programa conduzido pela Microsoft junto à comunidade acadêmica do Brasil”, enfatiza Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado, da Microsoft Brasil
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=41629
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|