Inscrições para o Enem vão até dia 6 de maio |
|
|
Publicado pelo Universia Brasil 04/04/2005 |
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destinado a quem está concluindo este nível de ensino em 2005, estarão abertas a partir de hoje e vão até o dia 6 de maio. Podem ser feitas nas próprias escolas em que os estudantes estão matriculados. Nas escolas públicas, não será necessário pagar a inscrição, cujo valor é de R$ 35.
O participante poderá ficar isento se apresentar declaração de carência. As informações são da Agência Brasil. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Educação, os que já concluíram a educação básica poderão se inscrever numa segunda fase, a partir do dia 25. Os interessados deverão se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pela internet. Os kits com o material para a realização das inscrições já foram enviados às escolas de todo o país. O exame será realizado em 727 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação.
O Ministério da Educação prevê aumento do interesse devido à obrigatoriedade do exame para candidatos às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Por isso o número de locais de provas aumentou 17% em relação ao ano passado, quando 608 cidades receberam os participantes do exame. A prova está prevista para o dia 28 de agosto, um domingo, com início às 13h e término às 18h. Terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo as várias áreas de conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da educação básica. Haverá também uma redação em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Mapa - O questionário Mapeamento Nacional de Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos está disponível no endereço eletrônico www.inep.gov.br/mapaalfa e deve ser preenchido até o dia 30 pelas instituições que realizam esse tipo de cursos. Também pode ser obtido, em versão impressa, no setor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das secretarias estaduais de Educação.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério da Educação, a iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade visa definir ou adequar políticas, nos três níveis de governo, que busquem assegurar a oferta educacional com qualidade social para os que a ela têm direito, assim como ajustar o foco das ações do programa Brasil Alfabetizado.
O mapeamento pretende, com base nas informações referentes ao ano de 2004, cadastrar as instituições envolvidas no esforço de alfabetização, conhecer a rede de produção de serviços e, ainda, estimar os recursos públicos e privados despendidos.
A partir das respostas do questionário, ainda de acordo com a assessoria, o ministério poderá construir um diagnóstico que possibilitará ao país conhecer as iniciativas e instituições envolvidas na alfabetização de jovens e adultos. O mapeamento terá duas etapas e essa primeira deve ser concluída até maio, com a tabulação dos dados. O resultado do levantamento deverá ser divulgado no segundo semestre.
http://www.universiabrasil.net/portada/actualidad/noticia_actualidad.jsp?noticia=92375
Universia Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|