Escola da Gente lança programa de rádio |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 04/04/2005 |
Comemorando seu terceiro ano de fundação, a ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão estreiou ontem (3), às 14h, na Rádio MEC AM 800, o programa Oficineiros da Inclusão, que vai informar e debater o conceito e a prática de uma sociedade que não discrimina em função de qualquer diferença, com base na legislação nacional.
Produzido e apresentado pelos jovens oficineiros que desde 2003 estudam com a Escola de Gente o conceito de sociedade inclusiva e o multiplicam para outros jovens no Brasil e no exterior, o programa será semanal, com entrevistas em estúdio e externas com a população.
No avant-premiére do programa, dia 30 de março, na sede da Rádio MEC, no Rio, cerca de 80 pessoas assistiram, ao vivo, a reprodução da primeira edição, entre elas, representantes do MEC, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, do Instituto Nacional de Estudo dos Surdos (INEF), jovens capacitados em outros projetos da Escola de Gente.
Os presentes à festa receberam uma cópia do CD com a trilha sonora do programa, o Rap Oficineiros da Inclusão, de autoria de vários nomes importantes do movimento hip hop brasileiro como Weelf, Jamile Suarths, Maryhuana, Rico ZN e Refém.
Atores apresentam esquetes sobre discriminação
O evento de lançamento contou ainda com a apresentação do grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, que também participará do programa de rádio apresentando esquetes divertidos e provocativos que apontam como as pessoas se discriminam no dia-a-dia sem perceber, principalmente quando uma delas tem deficiência. Os Inclusos e os Sisos é um outro projeto da Escola de Gente, composto por jovens atores, universitários e ex-universitários da Uni-Rio.
O convite para criar o programa veio da Rádio MEC e coincide com um momento em que o país se organiza para aumentar a participação da juventude em decisões gerais por meio do Conselho Nacional de Juventude, que será anunciado até o final de abril pela Secretaria Nacional de Juventude, órgão vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República.
\"Como a palavra inclusão está na moda, nosso trabalho torna-se mais árduo, pois as pessoas acreditam já saber o que é inclusão e, freqüentemente, inclusive, praticá-la. Com o programa de rádio Oficineiros da Inclusão, o tema inclusão de pessoas com deficiência passa a ser debatido semanalmente na mídia pelo olhar afiado e desbravador da juventude\", diz Claudia Werneck, fundadora e presidente da Escola de Gente, autora de nove livros sobre o tema já traduzidos para o espanhol e o inglês.
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=42074
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|