Centros de formação entregam material até dia 30

Publicado pela Agência Brasileira de Notícias 06/04/2005

Termina dia 30 deste mês, o prazo para os coordenadores da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, enviarem à Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) materiais dos cursos que vão oferecer a partir deste ano, para formar professores do ensino público. CD Rom, fascículos, livros, softwares e páginas interativas na internet são alguns desses materiais. A rede é formada por 19 centros de pesquisa e desenvolvimento da educação, de universidades de 13 estados.

Além dos materiais, os centros precisam ter suas contas aprovadas pelo MEC, para receber novos recursos. Em maio deste ano, cada um deles deve receber R$ 500 mil para oferecer formação continuada a professores, principalmente da 1a a 4a série do ensino fundamental. No ano passado, os centros receberam quantia igual e já começaram a trabalhar para oferecer cursos presenciais, semipresenciais e a distância, para formar 400 mil professores até 2007.

A rede, criada com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e dos alunos, é composta por universidades que constituíram centros de pesquisa e desenvolvimento da educação. Cada um desses centros mantém uma equipe que coordena a elaboração de programas voltados para a formação continuada dos professores de educação básica em exercício nos sistemas estaduais e municipais de educação. Os centros da rede se articulam e estabelecem parcerias com prefeituras e secretarias estaduais e municipais de educação para oferecer os cursos.

Mais informações pelo telefone (61) 2104-8672.

Agência Brasileira de Notícias