> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Cow Parade chega a São Paulo


Publicado pelo Aprendiz 13/04/2005

(Cassia Gisele Ribeiro)
Uma exposição em São Paulo reunirá, ao mesmo tempo, obras de artistas plásticos renomados com trabalhos de crianças e adolescentes do Brasil. Trata-se da Cow Parade (Circuito das Vacas), um evento que percorreu o mundo levando a arte de rua para escolas e instituições sociais.
Nele, pessoas de diferentes idades, culturas e formações trabalham em cima da escultura de uma vaca moldada em fibra de vidro, deixando sua marca por meio de pinturas e ilustrações. "A idéia é que integrantes de diversas nações retratem um pouco de sua cultura por meio da arte", afirma Celso Santiago, coordenador do programa Crer Para Ver, da Fundação Abrinq, entidade que participou da organização do evento no Brasil.
O Cow Parade nasceu em Zurique, na Suiça, em 1998, e é considerado um dos maiores e mais bem sucedidos eventos contemporâneos de arte de rua no mundo. O projeto já passou por 24 países e recolheu 11 milhões de dólares para programas sociais do mundo todo.
No Brasil, participam da iniciativa estudantes e professores de 15 organizações ligadas a Fundação Abrinq e escolas públicas do país. Nas atividades, eles terão o acompanhamento de artistas como Luiz Hermano, Rui Amaral, Guto Lacaz, Anita Kaufman, entre outros.
"O Cow Parade tem um papel fundamental em mobilizações sociais de todo o mundo", afirma Santiago. Para ele, isso acontece porque o programa possui vários aspectos interessantes, que vão além da produção da arte como objetivo final.
"É um conjunto bastante rico em resultados É o primeiro contato do professor com a arte de rua, uma possibilidade para aluno expor seus trabalhos para um público além da comunidade escolar, quando se encontram misturados a obras de artistas profissionais.", afirma Celso.
As obras ficarão expostas por dois meses a partir do mês de maio, e depois disso, serão leiloadas. Parte da renda será revertida para o programa Crer para Ver, uma das ações da Fundação Abrinq. Além disso, o projeto realizará visitas monitoradas das crianças e adolescentes que participaram ou não do programa ao circuito das vacas.
As 150 esculturas, moldadas em tamanho natural, ficarão expostas em um roteiro cultural, que atingirá pontos de grande circulação em São Paulo, como shoppings, estação de metrô, praça pública e grandes avenidas. Empresas podem patrocinar uma vaca ou um curral, e dessa forma, ter o logotipo de sua empresa marcado na obra. O CowParade será também registrado em uma publicação produzida durante o evento. Tanto no livro como no guia com o roteiro das vacas, os patrocinadores serão citados.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=384f4b080af4701001e78c96b7521c2b

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader