> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Projeto Escola de Fábrica amplia idade


Publicado pelo Folha Online 25/04/2005

(CAMILA MARQUES)
O Escola de Fábrica, desenvolvido pela Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), aumentou seu público alvo. Quando começar a funcionar, o projeto incluirá jovens entre 16 e 24 anos, e não mais entre 15 e 21, como definia o texto inicial.

"Desde quando o projeto foi lançado, em dezembro, estamos fazendo alguns ajustes. Ao pesquisar o universo de beneficiados, as realidades das fábricas, das gestoras, constatou-se que a idade ideal para abarcar todos os possíveis beneficiados do projeto precisava ser mais elástica. Então ampliamos o limite de idade", explica Jane Bauer, diretora do Escola de Fábrica.

O programa da Setec visa formar parcerias com empresas e indústrias para montar, dentro delas, salas de aula. Os dois principais objetivos, segundo o governo federal, são expandir o sistema educacional de nível técnico e promover a inclusão social de jovens carentes.

Para participar, os interessados deverão ser provenientes de famílias com renda per capita (por pessoa) de até um salário mínimo e meio e ter a idade indicada. Eles precisam também estar matriculados em escolas públicas de educação básica, ser egressos do programa Brasil Alfabetizado ou estarem matriculados ou ingressando no programa de educação de jovens e adultos (EJA).

A intenção do MEC é criar 500 escolas em 2005, com 10 mil vagas. O investimento do MEC será de R$ 25 milhões. A previsão da Setec é de que as 500 salas comecem a funcionar no dia 13 junho, junto com o ano letivo do resto do país.

Projeto

Na parceria do Escola de Fábrica, as instituições gestoras (entre ONGs, organizações da sociedade civil de interesse público [Oscips], prefeituras, fundações, cooperativas, escolas técnicas) ficam responsáveis pela produção técnico-pedagógica, pelo acompanhamento e gestão necessária ao funcionamento das unidades formadoras nas empresas, incluindo a avaliação e certificação dos alunos.

As empresas entram com a infra-estrutura física (sala, mobiliário, quadro, giz etc.), com funcionários que serão os instrutores e arcam com os custos decorrentes da implantação das unidades formadoras. Também deverão assegurar alimentação, uniforme e transporte aos alunos. Como incentivo, o MEC vai financiar a bolsa dos alunos durante seis meses, nos dois primeiros anos.

Cada empresa inscrita deverá montar uma unidade formadora com capacidade para 20 alunos por ano. Os cursos terão duração mínima de 600 horas/aula.

Gestoras

A Secretaria disponibiliza em sua página na internet (www.mec.gov.br/setec) o formulário para a apresentação de propostas de instituições gestoras ao Projeto Escola de Fábrica. O prazo para a entrega dos planos de trabalho, do projeto pedagógico e da documentação, por meio eletrônico, vai até 29 de abril; pelos Correios, vai até o dia 30. Os resultados dessa etapa serão divulgados até 5 de maio.

A fase seguinte, de remessa da proposta pedagógica pela internet, deve ser feita até 19 de maio e, como na etapa anterior, o documento impresso deve ser enviado até o dia 20. Os resultados da avaliação da proposta pedagógica serão divulgados em 27 de maio.

As propostas devem ser remetidas para o endereço eletrônico escoladefabrica@mec.gov.br. O horário para o envio da versão eletrônica na data-limite para apresentação das propostas é 18h (horário de Brasília). O endereço para a remessa postal é: Projeto Escola de Fábrica, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo II, sala 100, CEP 70.047-900, Brasília, DF.

As dúvidas quanto ao envio e preenchimento dos documentos poderão ser encaminhadas à equipe técnica do programa por correio eletrônico ou pelos telefones 0/xx/61/2104-8176 ou 2104-8122.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17378.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader