> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Brasil terá primeiro museu de intolerância da AL


Publicado pelo Aprendiz 26/04/2005

(Mariana Gallo)
O Brasil sediará, a partir de 2007, o primeiro museu da intolerância da América Latina. Pesquisadores idealizaram a montagem de um museu-escola sobre o tema, que será instalado na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP).
O espaço contará com um acervo de 10 mil livros e 100 mil documentos sobre o período da Inquisição, além de salas dedicadas a cada período em que houve intolerância na história mundial. "Queremos que todos se conscientizem e conheçam o passado", explica a historiadora e pesquisadora da USP, Anita Novinski.
O museu terá espaços dedicados às diversas culturas e etnias mundiais. "Queremos não apenas alertar as pessoas para o risco da intolerância, mas também aproximar as diversidades culturais", afirma a professora Maria Lúcia Tuccu Carneiro, também pesquisadora do Departamento de História da USP.
Inspirado no Centro Simon Wiesenthal, em Los Angeles (EUA), o espaço será também interativo propondo ao visitante que ele participe das ações e projetos realizados pelo museu. Além disso, abrigará o Laboratório de Estudos da Intolerância (LEI), da USP, que desde de 2002 se dedica ao estudo e a pesquisa de projetos para a paz. "Nosso laboratório é um centro de pesquisas para a paz", informa Novinski.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=7afb9d540af47010002d189c87733469

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader