Fotografado planeta fora do sistema solar

Publicado pela BBC Brasil 02/05/2005

Cientistas do Observatório do Sul da Europa disseram ter fotografado um planeta fora do sistema solar pela primeira vez.
Segundo os cientistas, a imagem do objeto vermelho é a primeira foto direta de um planeta em volta de uma outra estrela.

O planeta, conhecido como 2M1207B, tem cerca de cinco vezes o tamanho de Júpiter e está numa órbita numa distância quase duas vezes maior do que a Netuno em relação ao sol.

Sempre houve muita competição entre astrônomos para garantir a primeira foto de um planeta fora do sistema solar.

Imagens convincentes

Quando o Observatório do Sul da Europa divulgou a imagem pela primeira vez em setembro do ano passado, houve dúvidas sobre se o planeta gravitava em torno da estrela.

Mas outras imagens tiradas por um observatório no Chile mostram que os dois objetos se movem juntos.

"Nossas novas imagens são bem convincentes", disse o astrônomo Gael Chauvin.

"É realmente um planeta", acrescentou.

É extremamente difícil para a tecnologia atual detectar planetas fora do sistema solar - exoplanetas, como são chamados. Muito menos fotografá-los.

Todos os 130 planetas descobertos até agora foram encontrados por métodos indiretos. Por exemplo, observando-se mudanças nas propriedades das estrelas (seu brilho, ou a forma como se movem) que possam ser explicadas apenas pela presença de um planeta.

Anne-Marie Lagrange, da equipe do Observatório Grenoble, na França, olha para o futuro.

"A descoberta representa um primeiro passo em direção a um dos mais importantes cálices sagrados da astrofísica moderna: caracterizar a estrutura física e composição química de planetas gigantes e, no fim, semelhantes à Terra", disse.

A descoberta foi publicada no jornal especializado Astronomy and Astrophysics