> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Yahoo e Cadê oferecem conteúdo da Wikipedia


Publicado pela Agência Estado 05/05/2005

(João Magalhães)
Uma pesquisa sobre um determinado país, em um dos dois sistemas de buscas, exibe um link que leva ao conteúdo em português da maior enciclopédia online grátis do mundo.
São Paulo - Como se previa, o Brasil foi um dos contemplados com os links do Yahoo e do Cadê para o conteúdo da versão em português da Wikipedia , maior enciclopédia online grátis do mundo. Isso só ocorre, porém, nas pesquisas por nomes de países. Além dos links, o serviço inova, apresentando uma descrição sucinta dos países pesquisados e outros dados relevantes sobre eles.

Uma busca por "Mônaco”, por exemplo, traz um texto dizendo que se trata de “um minúsculo estado europeu, costeiro ao Mar Mediterrâneo e rodeado pela França, muito perto da fronteira desta com a Itália”. Seguem-se informações sobre sua bandeira, idioma oficial, área e população e um link para imagens.

A novidade faz parte da parceria global entre Yahoo! e a Wikipedia, anunciada no mês passado, e que envolve também a doação de servidores na Ásia para a Wikimedia Foundation, organização não governamental que sustenta a enciclopédia.

A Wikipedia começou a ser desenvolvida em 2001, com características inovadoras: além de gratuita e escrita em mais de 80 idiomas, qualquer um pode incluir-lhe um artigo, editar os existentes e criar uma página sobre um de seus links.

A idéia de produzir a obra nasceu de um bate-papo entre dois amantes da internet: o acadêmico Larry Sanger e o programador de softwares Jimmy Wales. Larry vinha desenvolvendo algo semelhante, a Nupédia, com artigos analisados por renomados acadêmicos, muitos com PhD.

A Wikipedia é mais simples, baseia-se num wiki (termo havaiano para “ligeiro”), ou seja, uma rede de páginas web, cujo conteúdo é escrito e editado sem qualquer burocracia por internautas em todo o mundo.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/internet/2005/mai/05/27.htm

Agência Estado

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader