> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
MEC vai avaliar 43 mil escolas pela Anresc


Publicado pelo UOL/Educação 10/05/2005

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplicará, de 16 a 30 de novembro deste ano, a Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar).

Serão coletadas informações sobre o desempenho de cada uma das 43 mil escolas urbanas de 4ª e 8ª séries da rede pública, em 5.418 municípios brasileiros (praticamente todos do país).

É a primeira vez que praticamente todos os municípios brasileiros poderão saber a proficiência da 4ª a 8ª séries em Leitura. A avaliação vai atingir os cerca de 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries da rede pública.

Cada ano, a Anresc avaliará uma competência. Neste ano, o foco será a leitura. Em 2006 deverá ser a vez de saber como anda o aprendizado em matemática.

Depois de avaliadas, cada unidade escolar será classificada dentro dos critérios de muito crítico, crítico, intermediário ou adequado. Segundo o diretor de avaliação da educação básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, "a Anresc vai fazer um retrato preciso do interior da escola pública brasileira".

De acordo com o MEC, o objetivo do novo instrumento será, principalmente, oferecer aos governos estaduais e prefeituras uma avaliação de suas escolas e de suas redes para que, conscientes das falhas e das virtudes de cada uma delas, políticas públicas possam ser planejadas e efetuadas com mais precisão.

Saeb
Até agora, a aferição da qualidade do ensino básico era feita por meio do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que aplicava, a cada dois anos, exames aos alunos de 4ª e 8ª séries, além do 3º ano do ensino médio.

Nesse caso, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa e matemática. É usada amostragem e o resultado traz, porém, apenas dados por Estados e regiões do país.

Esse exame fica mantido nos moldes atuais, inclusive com a possibilidade de comparar os resultados com os anteriores. Muda apenas de nome. Será agora a Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica).

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3779.jhtm

UOL/Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader