Ministros da Educação do Mercosul vão se reunir

Publicado pela Folha Online 11/05/2005

O Comitê Coordenador Regional do setor Educacional do Mercosul traçou as linhas gerais dos documentos que serão apreciados na 28ª Reunião de Ministros da Educação, além de avaliar os resultados alcançados na educação dos seus países. O encontro do grupo será realizado na cidade de Assunção, Paraguai, no próximo dia 10 de junho.

O documento final traz alguns pontos que obtiveram consenso nos debates, como, por exemplo, a nova tabela de reconhecimento de títulos e certificados para o ensino básico. Entre os temas identificados pelos representantes dos respectivos ministérios da Educação está a negociação para abertura da conta bancária para o FEM (Fundo de Financiamento do Setor Educacional), com o objetivo de custear ações de desenvolvimento do bloco educacional do Mercosul.

No encontro prévio, também foi proposto o início das negociações para a futura integração entre o Mercosul e os países da América Central, com relação ao ensino básico, iniciou-se a avaliação do plano de ação 2001-2005 e foram feitas reflexões sobre o próximo plano de ação.

Com relação às Bibliotecas Escolares do Mercosul, houve um avanço com a decisão da distribuição de um acervo de 30 obras de literatura de países do Mercosul em 15 instituições públicas de cada país, em zonas fronteiriças, no início de 2006.

Os representantes do bloco propuseram a criação de um mecanismo de fortalecimento institucional do Mercosul, com as seguintes funções: levantar e sistematizar os antecedentes institucionais do Mercado; propor recomendações de integração e elaborar e administrar projetos.

O Brasil foi o incumbido de apresentar um novo site do Sistema de Informações e Comunicação do Mercosul (SIC), na web, no segundo semestre de 2005.

O Mercosul é composto por por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, classificados de países membros, e do Chile, país associado

MEC