Método A+ quer descomplicar a Matemática |
|
|
Publicado pelo AOL/Educação 12/05/2005 |
O aprendizado da Matemática, tradicionalmente ligado ao hábito de decorar fórmulas e operações, encontra na nova Metodologia da Matemática Aplicada, ou “Método A+”, uma opção menos convencional de assimilar seus fundamentos.
Criado pelo matemático americano Larry Martinek após 30 anos de trabalho, o Método A+ combina técnicas que envolvem o desenvolvimento da mente e os estímulos visual, tátil e escrito. Para isso, baseia-se em três elementos básicos para a compreensão da Matemática: a contagem, os conhecimentos de inteiros e partes e a compreensão de razão e proporção. Decorar fórmulas torna-se, assim, desnecessário.
O método está sendo implantado no Brasil pela empresa Futurekids, especializada em projetos educacionais, através da formação de professores e coordenadores. O Centro MM Educação, em Atibaia, já implantou o projeto, desde a 2a série do Ensino Fundamental até o Nível Superior. Em Taboão da Serra, a escola municipal Professor Francisco Ferreira Paes também está implantando o projeto. É ministrada uma aula de uma hora por semana.
Um dos diferencias do A+ é apresentar os problemas propostos primeiro oralmente e só depois na forma escrita. Isso conduziria a um raciocínio mais claro, com maior compreensão e motivação. Outro diferencial é o tratamento individualizado do método. “O primeiro passo é avaliar o grau de conhecimento e detectar as dificuldades de cada um. A partir daí, montamos um currículo personalizado que visa reforçar o conhecimento em áreas específicas”, explica Andréa Prieto, colaboradora do projeto.
http://educacao.aol.com.br/fornecedores/aol/2005/05/10/0001.adp
AOL Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|