> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Cientistas testam pílula para memória


Publicado pelo Jornal O Estado de S.Paulo 13/05/2005

Cientistas testam com sucesso droga que inunda o cérebro com o neurotransmissor que facilita o aprendizado e a memória
(Tim Radford)
Eis o sonho: você não dormiu, seu cérebro virou mingau, você não acha as palavras e está prestes a fazer a entrevista que pode mudar sua vida. Então, engole uma pílula. Em minutos, se sente alerta e capaz de dar as respostas certas na hora certa. Isso poderá um dia virar realidade. Uma classe de drogas experimentais, as ampaquinas, pode aumentar a atividade do glutamato e inundar o cérebro com o neurotransmissor que facilita o aprendizado e a memória.
Segundo a New Scientist de ontem, cientistas da Universidade de Surrey testaram a ampaquina CX717 em 16 homens saudáveis entre 18 e 45 anos. Os voluntários começaram com uma boa noite de sono e passaram por testes de memória, atenção, tempo de reação e solução de problemas. Então, às 23 horas, alguns tomaram só uma pílula de açúcar e outros, a droga em doses de até 1.000 mg.
Eles foram mantidos acordados e testados várias vezes. Às 4 horas, foram instruídos a ir para a cama num quarto escuro, mas mantendo-se acordados, enquanto os pesquisadores mediam ritmo cardíaco, atividade cerebral e outras coisas. Os que tomaram placebo dormiram logo. Mas entre os voluntários privados de sono até as menores doses da droga - que está sendo testada para a empresa californiana Cortex - fizeram efeito. Ela pertence a uma geração de "pílulas inteligentes" e está sendo estudada na Europa e nos EUA como possível tratamento para narcolepsia, jet lag e, em especial, mal de Alzheimer.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/05/13/ger006.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader