USP quer preparar alunos de escolas públicas |
|
|
Publicado pela Folha Online 13/05/2005 |
(GILBERTO DIMENSTEIN)
Como alternativa ao sistema de cotas, a USP (Universidade de São Paulo) prepara um plano para detectar os melhores alunos das escolas públicas e, enquanto ainda estiverem no ensino médio ou fundamental, oferecer-lhes um reforço escolar. Assim, estariam eles mais preparados, supostamente em igualdade de condições, para enfrentar o vestibular com alunos de instituições privadas.
A informação foi transmitida pelo reitor da USP, José Adolfo Melfi, durante debate sobre inclusão social e ensino superior ocorrido na quarta-feira à noite, no auditório da Folha, em São Paulo.
Com tal recurso, ainda em estudo, segundo o reitor, seria possível aumentar o número de estudantes de escolar públicas na USP, em especial nos cursos mais disputados. Segundo Melfi, com o tempo as escolas públicas preencheriam, sem a necessidade de cotas, até 50% das vagas.
Para escolher esses alunos do ensino público, seriam estabelecidos critérios objetivos de desempenho escolar. Um deles seria o Saresp, prova de avaliação realizada no sistema de educação estadual em Sâo Paulo. A partir daí, se faria uma seleção e se criariam as classes especiais, que receberiam aulas de reforço com professores qualificados.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17514.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|