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Videogame ajuda alunos de 5.ª e 6.ª séries


Publicado pelo Jornal O Estado de S.Paulo 16/05/2005

Em São José do Rio Preto, o programa Batalha do Livro Didático estimula o estudo e o conhecimento em sala de aula

Poderia ser mais um joguinho comercial de videogame, mas a Batalha do Livro Didático, com seus castelos e heróis, é mais que isso. Como o próprio nome diz, o game é uma arma de conhecimento usado como material pedagógico por centenas de alunos da escola estadual Celso Abbade Mourão, no bairro Solo Sagrado, um dos mais carentes de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
O videogame é um programa de computador criado em 2004 pelo professor de Ciências da escola, Ivan Tavares de Souza. O jogo é a história de um tesouro escondido num castelo, que deve ser protegido por heróis através da espada da luz. Ele é usado por mais de 300 alunos de 5.ª e 6.ª séries do ensino fundamental. São testes interativos que fortalecem a espada da luz e aumentam as chances do aluno de chegar ao tesouro. O jogo estimula o estudo e o conhecimento. Os testes são respondidos com a ajuda dos livros didáticos.

Souza disse que criou o jogo quando tocava outro projeto, o de ensinar aos alunos o funcionamento da internet. Segundo ele, 95% dos mil alunos da escola não possuem internet em casa e a escola também não dispõe de computador conectado à rede mundial.

"Gravava as páginas em disquete e ensinava os alunos a navegar com páginas offline", diz. Depois, ele percebeu que poderia fazer melhor e criou o programa de computador. Como a Batalha do Livro Didático é realizada em navegador de internet, alunos que não têm computador em casa aprenderam também a navegar na rede.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com Mayara Cristina Gregui, 12 anos, estudante da 5.ª série. "A aula fica mais interessante", diz ela. Jean Roberto Pestana, de 12 anos, também da 5.ª série concorda: "O jogo é bem mais interessante que os outros que jogo lá em casa". "Com ele, a gente aprende mais", completa.

O uso do videogame deu tão certo que ele será estendido aos alunos das outras séries do ensino fundamental e já ganhou uma segunda versão. Com novos testes, o jogo agora está sendo adaptado para a TV com ajuda do computador, possibilitando a participação de toda a classe na disputa.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/05/16/ger011.html

O Estado de S.Paulo

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