> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
OAB-SP vê com tristeza recorde de reprovação


Publicado pelo UOL/Educação 17/05/2005

O presidente da OAB-SP (Ordem dos advogados do Brasil de São Paulo, Luiz Flávio Borges D'Urso, disse ver com tristeza o recorde de reprovação dos bacharéis na primeira fase do 126º Exame de Ordem.

"A seccional vê com preocupação e tristeza esse resultado, porque retrata uma conseqüência, em boa parte, da deficiência do ensino jurídico no Brasil", disse.

De acordo com a OAB-SP, apenas 12,2% dos candidatos foram aprovados na primeira fase do Exame de Ordem, que aconteceu no dia 1º de maio, ou seja, dos 20.268 inscritos, somente 2.475 passaram para a próxima etapa, que será realizada no dia 22 deste mês.

O exame com pior percentual de aprovados era o de número 124, realizado em novembro do ano passado, em que foram habilitados na primeira fase o dobro de candidatos aprovado no exame 126.

Processo Seletivo
O exame, que concede licença para os bacharéis atuarem como advogados, é realizado em duas fases. Nessa 1ª fase, os candidatos tiveram de responder a cem questões de múltipla escolha.

Na segunda, os candidatos participam da prova prático-profissional, com duração de 4 horas, sob consulta à legislação, livros de doutrina e jurisprudência. A prova consta de redação de prova profissional e quatro questões práticas.

No último exame realizado pela OAB-SP, 5.727 bacharéis em direito foram aprovados, número que corresponde a 20,65% dos 27.724 inscritos.

Pará
O problema não foi encontrado somente em São Paulo. A seccional da OAB do Pará registrou um dos mais altos índices de reprovação no exame de toda a sua história. Somente 18,01% dos 663 inscritos conseguiram ser aprovados no exame.

Segundo o secretário-geral e presidente do setor de Exame de Ordem da OAB paraense, Edilson Dantas, o resultado também é um retrato da má qualificação dos estudantes, sobretudo os graduados em cursos particulares, instituições que estariam favorecendo o ingresso de pessoas sem a formação mínima para iniciar um curso de Direito.

Foram realizadas duas provas, a primeira (objetiva) no dia 13 março, e última (prático-profissional) no dia 8 de abril. O exame foi aplicado na capital, Belém, onde foi registrado o maior número de inscritos (502 candidatos) e nos municípios de Marabá e Santarém. Participaram do exame alunos graduados de mais de seis instituições universitárias do Pará, sendo que a única de ensino pública, a UFPA (Universidade Federal do Pará), foi a que mais conseguiu aprovar, com índice de 8,39% de êxito. O maior percentual de reprovação é de uma universidade particular, que alcançou 32,45% de baixo rendimento.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3783.jhtm

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader