> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
DST e gravidez precoce discutidas em sala de aula


Publicado pelo Aprendiz 19/05/2005

(Karina Costa)
"Doar conhecimentos para proteger vidas". Este é o lema do Projeto Doe Vida, da empresa Philips do Brasil, que tem como objetivo conscientizar adolescentes de 14 a 18 anos, alunos da rede pública de ensino, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência. "Falar deste tema é uma iniciativa que visa contribuir para a diminuição dos números alarmantes de casos de contaminação com DST´s no Brasil, principalmente na faixa etária entre 13 e 19 anos, em adolescentes do sexo feminino", afirma a gerente geral de responsabilidade social da Philips para a América Latina, Flávia Moraes.
De forma descontraída, palestras, dinâmicas e atividades interativas são aplicadas aos adolescentes com a pretensão de sensibilizá-los e alertá-los para o problema. Os palestrantes, funcionários da empresa que são voluntários no projeto, usam situações cotidianas para abordar o tema.
Como material complementar, os adolescentes recebem um folheto educativo com informações sobre os temas expostos, contendo ilustrações sobre como usar o preservativo, endereços de centros de referência e postos de saúde. Ao final da palestra, os voluntários convidam os alunos a participarem do projeto sendo representantes da informação.
"Acreditamos que os adolescentes possam ser agentes multiplicadores das informações, já que o tema é tratado de forma simples, objetiva e clara. Isso facilita e incentiva a multiplicação do aprendizado", diz a gerente geral.
Embora o público alvo seja alunos de escola pública, o projeto também atende solicitações de organizações não-governamentais (ongs) ou instituições que trabalham com adolescentes. Desde a sua implantação, em 2001, até o final de 2004, o projeto atingiu 69.000 adolescentes. A meta para 2005 é atingir mais 45.000 alunos.
As escolas atingidas pelo projeto estão nas cidades de São Paulo (SP), Mauá (SP), Varginha (MG), Recife (PE) e Manaus (AM) onde a empresa possui suas unidades industriais e administrativas.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=f117f79d0af4701000001eb05c1b0e16

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader