> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Professor é apenas um caminho para aprendizado


Publicado pelo Aprendiz 19/05/2005

(Mariana Gallo)
"Professor tem que fazer o aluno buscar o conhecimento sozinho", afirmou o Secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, durante a abertura da 12ª edição do Congresso Internacional de Educação (Educar). Segundo o secretário, o problema do ensino, hoje em dia, é a falta de estímulo ao estudo por parte do professor.
Para Chalita, o educador busca responder o mais rápido possível as dúvidas dos estudantes deixando de lado o estímulo à pesquisa e ao aprendizado. "É necessário que o professor ouça quando há alguma dúvida e que ele estimule o aluno a buscar sozinho a resposta para a questão", disse Chalita.
O secretário acredita ser necessário que o educador mostre o caminho da pesquisa para o estudante, pois quando o aluno faz a sua pesquisa sozinho, ele acaba aprendendo mais e tornando-se mais estudioso. Em sua opinião, o professor deve usar as novas tecnologias e técnicas de aprendizado para estimular o aprendizado dentro e fora de sala.
"O aprendizado não está apenas na escola, mas sim em todo o lugar", crê.
Outro problema apontado pelo secretário é a avaliação. "O processo de avaliação pode fazer o aluno "emburrecer" e não o ajuda a ter mais conhecimento". Em muitos casos, o aluno decora as matérias para prova deixando de se aprofundar no assunto.
"É necessário que se aplique avaliações onde possam ser trabalhadas todas as possibilidades de erro, pois é no erro que surge a criatividade do aluno e, a partir daí, se consegue traçar o perfil do aluno e como é possível trabalhar seu aprendizado".
O secretário ressaltou também ser muito importante haver comunicação entre alunos e professores. "O professor é a alma da educação e, por isso, ele precisa saber diferenciar cada aluno", recomendou o secretário para acrescentar: "A relação entre aluno e professor se constrói a cada dia. Quem é educador tem que buscar maneiras de entreter os estudantes dentro de sala".

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=f178fa740af4701000001eb08a64d1c1

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader