> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
MEC lança Prêmio e Seminário Professores do Brasil


Publicado pela ABN Notícias 20/05/2005

O Ministério da Educação lançou o Prêmio Professores do Brasil e o Primeiro Seminário Professores do Brasil, promovidos pela Fundação Bunge, Fundação Orsa, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

Os prêmios Incentivo à Educação Fundamental, parceria com a Fundação Bunge, e Qualidade na Educação Infantil, parceria com a Fundação Orsa, foram unificados. Para Ideli Ricchiero, técnica da Coordenação-Geral de Educação Infantil da SEB, "a unificação dos prêmios une as forças parceiras e fortalece a continuidade da educação infantil com o ensino fundamental".

O Prêmio Professores do Brasil é dirigido aos professores da educação infantil (creches e pré-escolas) e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da rede pública. Serão premiados 20 professores da rede pública de todo o país, sendo dez professores da educação infantil e dez professores do ensino fundamental.

"Desde 2000, tivemos 5.600 inscrições de projetos da educação infantil. Este ano vamos editar uma publicação com as experiências de 2004. A promoção, valorização e reconhecimento das iniciativas dos professores que ultrapassam seus limites, pessoais e institucionais, irão refletir na melhoria dos níveis da educação pública nacional", disse Ideli Ricchiero.

Inscrições - O prazo para inscrições é de 20 maio a 20 julho. O trabalho deverá versar sobre experiência concreta, concluída no ano anterior à sua inscrição ou que esteja em andamento. Cada candidato poderá concorrer com um trabalho, em uma categoria. Em caso de mais de um autor, o trabalho corresponderá somente a uma premiação, devendo ser indicado, no ato da inscrição, o nome do professor que receberá o prêmio.

Trabalhos contemplados com versões anteriores dos antigos prêmios Qualidade na Educação Infantil e Incentivo à Educação Fundamental não poderão concorrer ao Prêmio Professores do Brasil. Professores já contemplados com versões anteriores dos antigos prêmios poderão concorrer ao prêmio. Cada professor receberá R$ 5 mil, diploma e troféu, viagem e hospedagem em Brasília. Aos co-autores de trabalhos premiados será conferido diploma. O MEC dará aos selecionados pelas comissões julgadoras estaduais um certificado de honra ao mérito.

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no Dia do Professor, 15 de outubro, com a presença do presidente da República, o ministro da Educação, e integrantes das Fundações Bunge e Orsa.

Seminário - Os trabalhos vencedores do Prêmio Professores do Brasil serão apresentados no Primeiro Seminário Professores do Brasil, em Brasília, no dia anterior à entrega dos prêmios.

Interessados poderão obter informações pelos telefones (61) 2104-8640, 2104-8616 ou no 0800-616161. O regulamento está disponível no endereço www.mec.gov.br/seb na internet.

http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=26866

ABN Notícias

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader