Itamaraty: bolsas a negros na carreira diplomática |
|
|
Publicado pelo UOL/Educação 23/05/2005 |
Serão abertas nesta segunda-feira (23/05) as inscrições para o processo seletivo do "Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsa-Prêmio Vocação para a Diplomacia", que busca ampliar o acesso de afrodescendentes à carreira diplomática. Podem concorrer brasileiros negros, com formação superior completa ou que estejam cursando o último ano de faculdade. A bolsa tem um valor mensal de R$ 2.500 com validade para o período de setembro de 2005 a junho de 2006, perfazendo um total de R$ 25 mil. O processo seletivo é organizado pelo Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília.
O dinheiro deverá ser utilizado na compra de material bibliográfico e no pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas no concurso de admissão à carreira de diplomata, que o Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério de Relações Exteriores, promove todos os anos. O bolsista deverá inscrever-se no concurso de 2006.
O processo seletivo terá duas etapas. A primeira compreende uma prova objetiva, com questões de língua portuguesa, história do Brasil e geografia, e provas de redação nas línguas portuguesa e inglesa. As provas estão programados para o dia 16 de julho em 23 capitais brasileiras. A segunda etapa consistirá da análise da documentação do candidato e de uma entrevista técnica, que serão realizadas em Brasília.
As inscrições poderão ser feitas, via Sedex, até o dia 18 de junho, por meio de correspondência endereçada ao "Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsa-Prêmio Vocação para a Diplomacia", Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Caixa Postal 04521, Asa Norte, Brasília (DF), CEP 70919-970, contendo uma série de documentos relacionados no edital.
http://noticias.uol.com.br/empregos/ultnot/ult880u3021.jhtm
CESPE
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|