> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Educação inclusiva é benéfica para todos


Publicado pelo Aprendiz 24/05/2005

(Cassia Gisele Ribeiro)
"Enquanto a criança com deficiência tem a oportunidade do contato com o diferente, de aprender a lidar com as dificuldades do mundo e a diminuir os preconceitos, os outros alunos poderão aprender a lidar com as diferenças desde a infância, desenvolvendo solidariedade sem cair em sentimentos desnecessários de pena e estranhamento", acha a educadora pernambucana Rejane Maia que participou da 12ª edição do Congresso Educador.

A opinião da professora é compartilhada com a maioria dos especialistas da área. Os benefícios da educação inclusiva são para todo o público envolvido no processo. Mas, para isso, a escola deve ser devidamente estruturada ou a exclusão pode ser ainda mais cruel. "Do porteiro ao diretor, todos na escola devem estar devidamente preparados para o público portador de deficiência", afirma. "Inclusive os pais dos outros alunos, que são os mais resistentes à educação inclusiva".

A professora afirma que por conta desse preconceito, as escolas pioneiras em educação inclusiva sofreram um excesso de matrículas de portador de deficiência e a falta de outras matrículas prejudicando os seus principais objetivos.

"Na escola da Ponte, em Portugal, as pessoas com deficiência quase se tornaram maioria na escola. Isso é perigoso, pois a escola deixa de ser inclusiva e passa a ser mais uma escola especial", conta. "As pessoas com deficiência somam 10% da população mundial e é essa a proporção que deve atingir as instituições de ensino", afirma.

De qualquer jeito, é necessário que as escolas repensem todo o seu projeto pedagógico para trabalhar com educação inclusiva. "Não se faz educação inclusiva no improviso", afirma. "Os gestores devem refletir acerca do novo paradigma da inclusão pois, somente dessa forma, a escola estará preparada para mostrar à toda a comunidade escolar a importância da educação inclusiva para a comunidade.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=0ae38cc40af4701001f01a296c11296c

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader