Afresco centenário é descoberto em Aparecida |
|
|
Publicado pelo Jornal O Estado de S.Paulo 25/05/2005 |
Sob várias camadas de tinta, restauradora da Basílica Velha encontra pintura de uma coroa de Nossa Senhora
(Simone Menocchi)
A restauração da Basílica Velha de Aparecida levou os artistas plásticos a uma descoberta: por trás de camadas de tintas estava uma pintura da coroa de Nossa Senhora Aparecida, provavelmente feita no começo do século, por volta de 1904, quando a santa recebeu a primeira jóia doada pela princesa Isabel. A pintura está atrás do altar-mor da igreja e já pode ser vista pelos romeiros.
Com um bisturi em mãos e muita dedicação, a restauradora Cláudia Rangel descobriu a relíquia que estava escondida na parede sob três camadas de tinta. "Fizemos testes específicos primeiro e, então, encontramos a pintura", diz ela.
Em duas semanas de trabalho para tirar toda a tinta da parede, os contornos da coroa começaram a aparecer. O desenho tem ainda anjos, flores e a inscrição Ave Maria. A coroa foi feita por dois irmãos alemães redentoristas que trabalhavam na cidade no começo do século e foram incumbidos de enfeitar a igreja para a coroação de Nossa Senhora.
Segundo a artista plástica, a coroa foi desenhada com têmpera - mistura de pigmentos - e os pintores não pouparam nos adereços. "A restauração da pintura será feita com retoques onde há perdas de tinta e deve ficar pronta em outubro." Cláudia afirma que os padres ficaram felizes em descobrir esta nova mostra da antiga fé do povo brasileiro em Nossa Senhora Aparecida. "Para mim e para o próprio patrimônio é muito marcante, pois traz à tona a história de devoção do povo brasileiro. É um marco histórico."
A Basílica Velha de Aparecida, construída em 1844, demorou mais de 40 anos para ficar pronta. Ela começou a ser restaurada no ano passado e vai ficar pronta somente em 2009. O trabalho de restauração do altar deve ser concluído em outubro deste ano, para as festas da Padroeira do Brasil. Apesar do trabalho dos artistas na reconstrução, a igreja permanece aberta à visitação. A obra completa deve custar cerca de R$4 milhões.
http://txt.estado.com.br/editorias/2005/05/25/ger013.html
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|