Método americano ajuda crianças em matemática |
|
|
Publicado pela Folha Online 30/05/2005 |
Crianças da quarta série do ensino fundamental da escola municipal Professor Francisco Ferreira Paes, de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, iniciaram neste mês aulas de matemática por meio de uma abordagem narrativa, em forma de história. A técnica, parte do método "A+", desenvolvido pelo matemático americano Larry Martinek, já começa a trazer resultados positivos.
No "A+", Martinek criou uma combinação de técnicas que envolvem o desenvolvimento mental, visual, tátil e escrito. Segundo o professor, as habilidades de resolução de problemas têm suas origens na "Lógica dos Números". A partir desse princípio, os problemas propostos são apresentados primeiro oralmente aos alunos, em forma de histórias, e só depois na forma escrita.
A coordenadora pedagógica da escola, Roberta Belinato, vê no A+ uma alternativa não apenas para o aprendizado de matemática, mas também para as outras disciplinas. "A questão da interpretação vai contribuir para o desenvolvimento de outras disciplinas", afirma.
Segundo a educadora Andréa Prieto, uma das colaboradoras do projeto, o ensino oral conduz a um raciocínio mais claro, o que permite um alto grau de compreensão e maior motivação para aprender.
O "A+" foi implantado no país pela Futurekids do Brasil, empresa especializada em desenvolver projetos na área educacional. O projeto-piloto faz parte de uma parceria firmada entre a empresa e a Secretaria de Educação de Taboão da Serra, comandada por César Calegari.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17529.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|