> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Calculadora que erra nas contas


Publicado pelo IG/Último Segundo 31/05/2005

O modelo Platinum da tradicional calculadora financeira HP 12c chega a um resultado errado em uma operação específica de cálculo de taxa interna de retorno, quando há séries não uniformes de pagamento. Apesar de saber do problema há mais de um ano, a HP não fez nenhum recall para trocar ou consertar os aparelhos defeituosos

Procurada pela reportagem do Estado há mais de dez dias para comentar o caso, a empresa, que não mantém nenhum responsável pelo setor de calculadoras no Brasil, não respondeu até o fechamento desta edição.
O problema foi detectado em sala de aula na Fundação Instituto de Administração (FIA), da USP. Em um exercício de matemática financeira, quem estava com o modelo original da HP 12c encontrou o resultado correto, já quem calculava com a Platinum chegou a uma outra resposta totalmente diferente.
Sem entender o que havia acontecido, os alunos procuraram o professor, que há um ano já havia percebido o defeito e havia tentado entrar em contato com a fabricante.
A Platinum é a nova versão da tradicional calculadora financeira da HP, com capacidade quatro vezes maior de armazenamento e dez funções a mais embutidas em relação ao modelo anterior da 12c.
Ana Paula Ragazzi, uma das alunas presentes no curso da FIA, conta que a sua HP é bem eficiente no dia-a-dia e que não é tão fácil descobrir a falha da calculadora. "Muitas pessoas podem não ter percebido porque esse cálculo é muito específico", afirma.
Segundo ela, se o mesmo tipo de operação for calculado com série uniforme de pagamentos, a Platinum chega ao resultado correto sem nenhum problema.
Ao procurar o suporte da HP para trocar o equipamento com defeito, Ana Paula, depois de falar com mais de dois atendentes, foi aconselhada a entrar em contato com a loja em que efetuou a compra. "Fui muito mal atendida", reclama.
Para fazer o teste, a reportagem do Estado entrou em contato com o suporte técnico de calculadora da HP e, com o número de série de uma Platinum, reclamou do modelo com defeito. A instrução passada foi a de mandar um e-mail com dados pessoais completos, o número de série da calculadora e a operação em questão para eles verificarem o problema.
Após dois dias, o suporte da HP respondeu dizendo que algumas calculadoras dão esse defeito e que, no prazo de 15 dias, um novo aparelho seria entregue no endereço informado na mensagem e que a antiga calculadora nem precisaria ser devolvida. Íntegra de reportagem publicada na edição de hoje de O Estado de S.Paulo/Suplemento Link.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundovirtual/1991001-1991500/1991469/1991469_1.xml

Agência Estado

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader