> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Uma universidade do verde, bem no Ibirapuera


Publicado pelo Jornal O Estado de S.Paulo 07/06/2005

O Parque do Ibirapuera, o mais conhecido da Cidade, na Zona Sul, vai se tornar sede de uma universidade. Pelo projeto da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), a instituição se chamará Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz) e será um centro de estudos, pesquisas e cursos sobre o meio ambiente. A Umapaz irá oferecer cursos abertos e gratuitos para a população em geral, e da maneira como está idealizada deverá se tornar um centro de referência em estudos científicos.
O prédio que sediará a futura universidade já existe: hoje, ele é ocupado pelo Departamento de Edificações (Edif) da Prefeitura, que está à procura de um novo local para se instalar. O local fica na entrada do Parque do Ibirapuera pela Avenida IV Centenário. "Hoje o prédio é murado, mas deveremos reformá-lo para dar acesso livre aos interessados", explica Rose Inojosa, assessora da SVMA.
Originalmente, o prédio abrigou os alojamentos e os escritórios das empresas que construíram o Parque do Ibirapuera. Pelo projeto, a Umapaz terá ali cinco salas de aula, com capacidade para 200 estudantes, um auditório, um centro de documentação e biblioteca, observatório de indicadores ambientais e cinco salas para grupos científicos de pesquisa.
Estão previstos, ainda, a instalação de uma escola de jardinagem e um herbário.
Rose explica que a instituição se manterá por meio de convênios com ONGs e universidades, demandando poucos recursos da Prefeitura. Ainda está prevista uma parceria com a Unesco. "Teremos cursos temáticos sobre água, ar, solo e verde para crianças, adolescentes, adultos e idosos", afirmou. Também está prevista a inauguração de um site com informações ambientais de acesso livre e também com cursos à distância, e a produção de livros, revistas e folhetos com aspectos da preservação ambiental.
Ainda não há prazo para o início do funcionamento da universidade, mas a secretaria pretende ter alunos estudando ali já no início de 2006.
Como preparação para a inauguração da Umapaz, a SVMA promove, desde anteontem, a Semana da Gestão Ambiental, que vai apresentar a técnicos da área dados socioambientais coletados em todas as regiões da Cidade. A semana ocorre todos os dias, no auditório do Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/06/07/cid019.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader