Exame estadual vai avaliar alunos em matemática

Publicado pelo O Estado de S.Paulo 08/06/2005

(Camila Anauate)
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) inclui, a partir deste ano, a matemática. Todos os alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual terão de fazer o exame - que já avalia escrita e leitura - em 9 e 10 de novembro.
O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, anunciou ontem a mudança para prefeitos, secretários municipais de Educação e representantes de escolas particulares de todo o Estado. Ele reiterou o convite às redes municipal e particular de ensino para a adesão ao sistema.
"O Brasil tem índices muito ruins de matemática, que o Saresp não avaliou no ano passado", afirmou o secretário. A finalidade do Saresp é traçar um diagnóstico preciso da educação no Estado de São Paulo. "Precisamos saber onde estão os problemas da educação para planejar investimentos que minimizem as dificuldades", explicou Chalita.
Para ele, o sistema é um instrumento importante para orientar a prática docente e melhorar a qualidade do ensino. "Avaliamos aluno por aluno."
Pelo segundo ano consecutivo, os exames serão aplicados a todos os alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual e ampliado para as redes municipal e particular, convidadas a participar. Elas têm até o fim de julho para aderir ao processo. "Esperamos uma adesão maior em 2005. Gostaríamos de que 70 % das cidades participassem", revelou o secretário.
Em 2004, 138 dos 645 municípios participaram, representando 390 mil alunos. Na esfera particular, 98 escolas aderiram, com 32 mil alunos. O custo do teste por aluno é em média de R$ 2.
POLÍTICA EDUCACIONAL
"Nosso compromisso com prefeitos e escolas particulares é apresentar os dados do Saresp para que saibam onde colocar o dinheiro e como trabalhar com os resultados. O professor saberá o aproveitamento de todos os alunos de todas as salas", confirmou Chalita.
Na rede estadual, melhorias como a Hora da Leitura, reservada apenas para momentos de leitura na escola, e o aumento de cinco para seis horas nas aulas do ensino médio são resultados do Saresp. "A política educacional sai do processo de avaliação", concluiu.
O Saresp é um exame externo, realizado por instituições especializadas em avaliação a pedido do governo. Ele existe desde 1996. Até 2003, o Saresp era feito por amostragem, em apenas algumas séries. No ano passado, mais de 4,2 milhões de estudantes - 89,4% do total da rede estadual de ensino - participaram.
O último resultado do Saresp surpreendeu pelo bom desempenho dos alunos. Em todas as séries, os alunos acertaram mais de 50% da prova e as notas de redação também ficaram acima da média. Educadores e entidades sindicais questionaram os números.

OESP