> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Cartilha agora causa polêmica no Senado


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 09/06/2005

(Lisandra Paraguassú)
DISCUSSÃO: A cartilha do Ministério Público com orientações sobre inclusão de crianças com deficiências em escolas regulares causa polêmica no Senado. Ontem, a procuradora Eugênia Fávero, responsável pela cartilha, buscou apoio de senadores para tentar derrubar requerimento do senador Flávio Arns (PT-PR), que pede a suspensão da distribuição da cartilha. A publicação sugere que os pais dessas crianças que estão fora da escola poderão ser presos. Arns e parlamentares ligados às Apaes a interpretaram como ameaça aos pais que mantêm os filhos nas escolas especiais. Eugênia reconhece o problema de redação que pode causar má interpretação, mas assegura que há até decisões judiciais atestando que a cartilha não faz ameaça. Garante também que o parágrafo que fala de prisão trata dos pais que não põem os filhos no ensino fundamental, já que a educação é obrigatória por lei, e não ameaça os que têm filhos em escolas especiais.
O tema é controverso. A inclusão de crianças com deficiências em escolas regulares é a política atual do MEC. Algumas Apaes, porém, têm escolas de ensino fundamental e defendem que são capazes de fazer o atendimento educacional.
Eugênia obteve o apoio de Eduardo Suplicy (PT-SP) e Paulo Paim (PT-RS), mas não conseguiu que Arns a retirasse o requerimento.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/06/09/ger010.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader