> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Astrônomos descobrem menor planeta extra-solar


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 14/06/2005

Maior e mais quente do que a Terra, um planeta rochoso foi encontrado por astrônomos orbitando uma estrela próxima ao Sistema Solar, a apenas 15 anos-luz.
Até agora 155 planetas extra-solares foram achados, quase todos gigantes gasosos mais parecidos com Júpiter do que com a Terra. Segundo a equipe, liderada por Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), esta é a primeira vez que existem evidências da existência de um planeta rochoso ao redor de uma estrela e não de um pulsar (corpo moribundo de uma estrela). "Foram necessárias 150 observações para reunir dados sobre sua existência", afirmou Marcy.
O novo planeta é também o menor já detectado fora do Sistema Solar, com uma massa equivalente a 5,9 Terras - até agora, o tamanho mínimo era aproximadamente três vezes maior. Para o astrônomo Paul Butler, do Instituto Carnegie de Washington, que participou dos estudos, o corpo parece "um primo maior da Terra".
Em compensação, a superfície do planeta não suportaria a vida como é conhecida, já que a temperatura parece oscilar entre 204º C e 317º C. Ele está a apenas 3,2 milhões de quilômetros da estrela Gliese 876 - a Terra, para efeitos de comparação, localiza-se a 150 milhões de quilômetros do Sol. Sua órbita é quase circular e é cumprida a cada dois dias terrestres.
A descoberta foi anunciada ontem e seus detalhes foram submetidos para publicação no Astrophysical Journal.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/06/14/ger014.html

Reuters

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader