> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Cadastramento de alunos para censo eletrônico


Publicado pelo IG/Educação 20/06/2005

O Ministério da Educação começa este mês a cadastrar os 55 milhões de alunos da educação básica para oferecer, em 2006, uma identidade eletrônica a cada um. O objetivo da ação é inaugurar, no próximo ano, o Censo Escolar on line, o que representa uma revolução em matéria de recenceamento. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 15, pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Eliezer Pacheco.

A inovação foi apresentada, em Brasília, durante um debate sobre políticas educacionais no âmbito do 2º Fórum Hemisférico da Educação, que reúne estudiosos dos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). O presidente do Inep apresentou aos participantes do evento a missão, a estrutura e os produtos gerados pelo instituto em apoio às políticas educacionais desenvolvidas por estados, municípios e pela União. Só o Censo Escolar, que abrange toda a educação básica – infantil, fundamental, média, especial, profissional e de jovens e adultos – oferece informações para o desenvolvimento de 11 políticas, entre elas, da merenda e transporte escolares e do livro didático.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica, que está em vigor desde 1990, e que avalia, a cada dois anos, alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em português e matemática, também será ampliado. Eliezer Pacheco informou que em novembro, além desta prova, o Inep realizará uma prova de língua portuguesa para todos os alunos das escolas urbanas da educação básica. O Inep estuda, também, a possibilidade de acrescentar uma prova de matemática para estes alunos, disse.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foi destacado no fórum. Eliezer informou que este ano o exame sai de sua série histórica de 1,5 milhão de alunos por ano para uma faixa que deve se situar entre 3,5 milhões e 4 milhões de inscritos para a prova que será aplicada em 28 de agosto. Na avaliação do Inep, o salto ocorreu porque o Enem “é a porta de entrada no Programa Universidade para Todos” que, este ano, ofereceu 112 mil bolsas de estudo para alunos de escolas públicas em instituições privadas. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi apresentado como um avanço para o país. “Saímos da carroça para o supersônico”, disse Eliezer Pacheco, ao comparar a abrangência do extinto Provão, que avaliava o ensino superior com uma prova aplicada aos alunos no final do curso, e o Sinaes, que avalia as instituições, os cursos e os estudantes.
Até sexta-feira, 17, técnicos dos sistemas de avaliação de 34 países integrantes da OEA, representantes de organismos internacionais e agências financiadoras vão discutir indicadores educacionais adotados na região, comparar dados e tentar obter um consenso sobre dois temas: a definição do que é qualidade da educação e de parâmetros para sua avaliação.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2012501-2013000/2012968/2012968_1.xml

MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader