Comitê arrecada 400 mil armas de brinquedo |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 05/07/2005 |
(Mariana Gallo)
Usar a imaginação para conscientizar as crianças para paz é uma das formas encontrada pelo Comitê pelo Desarmamento Infantil para "desarmar" crianças, ou seja, recolher armas de brinquedo antes utilizadas por elas. O projeto, que acontece há três meses, faz parte das ações realizadas pelo Comitê de Desarmamento de São Paulo que, junto com algumas instituições, realiza eventos e atividades voltadas para o combate a violência.
"A criança é um elemento essencial para a promoção da paz", explica a porta voz do comitê, Simone Paranhos. "Quando se atinge a criança é muito mais fácil conscientizar o adulto sobre o desarmamento", afirma.
As ações usam histórias, brincadeiras, objetos e simbologias para expressar a paz. O programa possui parcerias com algumas organizações que desenvolvem projetos parecidos e já recolheu cerca de 400 mil armas de brinquedos. Apenas algumas foram destruídas pelo rolo compressor, enquanto outras viraram esculturas feitas por artistas plásticos. "A idéia é que as crianças vejam como os objetos que representam a violência podem ser modificados", explica a porta voz.
O comitê desenvolve, em parceria com o projeto Centro de Integração e Cidadania da secretária de Justiça, o Sabadania: um dia em que as pessoas podem tirar seus documentos gratuitamente quando o comitê aproveita para fazer a campanha do desarmamento entre as crianças. Durante a festa, os envolvidos na campanha chamam as crianças para deixar as armas de brinquedo no túnel de papel e, em troca da doação, as crianças recebem livros, brinquedos educativos ou gibis. "A festa é um fechamento de todo o desenvolvimento do trabalho que está sendo feito para combater a violência", conta.
Segundo ela, além de conscientizar as crianças sobre a violência, o projeto indiretamente ajuda a levar o tema para dentro de casa. "Quando o adulto vê a entrega simbólica das armas de brinquedo, ele acaba se sensibilizado e refletindo sobre o desarmamento. As crianças fazem a sua própria campanha dentro de casa".
O comitê, que já fez trabalhos em escolas, pretende levar a ação também para dentro das brinquedotecas, realizando cursos para incentivar o combate à violência entre as crianças nos outros estados e municípios do Brasil. "Nossa idéia é expandir cada vez mais esse projeto e não deixar que a discussão sobre o desarmamento seja esquecida", diz.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=e29930440af47010000c5e9c5f143d03
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|