Universidade Aberta será lançada em setembro |
|
|
Publicado pelo UOL/Educação 05/07/2005 |
A criação da UAB (Universidade Aberta do Brasil) foi o principal foco de discussão do Fórum das Estatais para a Educação, que ocorreu nesta segunda-feira (4/07), em Brasília. A UAB será lançada em setembro, e as aulas devem começar no início do próximo ano letivo.
O início das aulas está previsto para o mês março, com a realização dos cursos-piloto de administração em seis Estados que, segundo o Ministério da Educação, já possuem estrutura para atender os cursos a distância - Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Mato Grosso e Santa Catarina.
Na reunião, foi apresentado o modelo do projeto da criação da UAB, bem como da associação que irá promover a formação dos consórcios públicos que serão firmados com as instituições municipais e estaduais, juntamente com as instituições públicas federais.
Seleção
A seleção dos alunos da UAB deverá ser feita nos moldes de um vestibular gratuito a distância. O título de funcionário público deverá ter um peso maior no processo seletivo.
Primeiramente, o foco da UAB é atender os funcionários das estatais, mas, por ser aberta, a universidade deve atingir qualquer cidadão que queira participar. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as estatais que possuem a maior demanda por terem o maior número de funcionários.
O secretário-geral do Fórum, Alex Fiúza, chamou a atenção para três pontos importantes na criação da Universidade Aberta do Brasil - dar oportunidade para todos os funcionários de estatais, formar todos os professores que não possuem graduação e dar acesso à universidade para todos os municípios do Brasil.
A UAB irá oferecer cursos e programas a distância, em parceria com as universidades brasileiras, voltados para a expansão da educação superior. No Brasil, apenas 11% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso a esta modalidade de ensino
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3849.jhtm
UOL/Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|